07/03/2023 11:58 | SegurançaDireitos Humanos

Seris promove sessão de cinema para reeducando do sistema prisional

Ação faz parte do projeto Cine Cultural, que busca ocupar o tempo ocioso dos reeducandos que não recebem visita

Sessões de cinema acontecem todos os primeiros domingos do mês, no centro ecumênico da unidade

Janaina Marques / Ascom Seris

A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realizou a primeira edição do projeto Cine Cultural, no Núcleo Ressocializador da Capital, situado no complexo prisional alagoano.

O projeto, desenvolvido pelo setor psicossocial da Gerência de Educação, Produção e Laborterapia (GEPL), acontece em dias de visita na unidade e é voltado para os reeducandos que não recebem visita dos parentes, proporcionando um momento de lazer e acolhimento aos participantes.

A psicóloga e idealizadora do projeto, Sandra Rocha, explicou como surgiu a ideia do Cine Cultural. “Durante os meus plantões em dias de visita na unidade percebi que parte dos custodiados não recebia a visita de seus parentes, e passavam esse tempo isolado, sem desenvolver nenhuma atividade. Foi daí que surgiu a ideia de realizar um momento de lazer e reflexão para este público”, enfatizou a psicóloga.

As sessões de cinema acontecem todos os primeiros domingos do mês, no centro ecumênico da unidade. Cerca de 60 reeducandos participaram da primeira exibição no último domingo (5) e assistiram o filme “Poder além da vida”, que retrata a história de Dan Millman, um atleta que tem dinheiro, mulheres e a oportunidade de participar das Olimpíadas, mas, um encontro com Sócrates, um homem que questiona tudo, faz sua visão de mundo mudar completamente.

Após assistir o filme, eles foram incentivados a escrever uma redação sobre quais as lições eles aprenderam com a obra cinematográfica.

“Todos nós temos sonhos, mas nem todos podem ser realizados. Mas quando a gente compreende que pode contribuir, de alguma forma, para a realização do sonho dos outros, isso faz a gente se sentir melhor”, escreveu um dos participantes em uma das redações produzidas durante o projeto.

Segundo a policial penal e gerente de Educação, Produção e Laborterapia, Cinthya Moreno, ações como esta são fundamentais no processo de ressocialização.

“O acolhimento e aprendizado promovidos pela sessão de cinema, além de preencher o tempo ocioso, traz também um momento de reflexão para os participantes”, concluiu a gestora.