13/05/2022 14:31 | Assistência SocialDireitos Humanos

Seprev resgata idoso em condições de negligência e maus tratos em Arapiraca

Ele foi encaminhado para uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, onde receberá assistência integral com profissionais qualificados


O idoso foi encontrado alojado no quintal da casa, deitado sem roupas em um sofá molhado

Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa (NAPI) da Casa de Direitos, realizou, nesta quinta-feira (12), o resgate de um idoso de 68 anos em situação de maus tratos e negligência no município de Arapiraca. A circunstância era ocasionada pela própria família, alegando que o idoso era de difícil convívio.

Segundo a coordenadora técnica da Casa de Direitos de Arapiraca, Priscila Araújo, as técnicas do NAPI realizaram a visita domiciliar após receber a denúncia de abandono encaminhada por uma Unidade Básica de Saúde.


“No local, foi constatado que o idoso se encontrava alojado no quintal da casa, deitado sem roupas em um sofá molhado. Além disso, o espaço era coberto por telhas de amianto e compartilhado com galinhas e um cachorro, completamente inadequado para um idoso”, relata.

Ainda de acordo com a coordenadora, a situação era agravada pelo fato de o idoso ter diabetes e ser amputado de membro inferior. “Ele passava todo o tempo nesse local, na dependência de terceiros para atender às suas necessidades. Como se encontrava lúcido, o próprio pediu que fosse retirado de lá e levado para um abrigo”, afirmou.

Diante dos fatos e atendendo à vontade da vítima, a equipe do núcleo retirou o idoso da residência e o encaminhou para uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), onde ele receberá assistência integral com profissionais qualificados. A ação integrada da rede de proteção permitiu que o processo fosse realizado com êxito em menos de 24h.

NAPI

Os atendimentos oferecidos pelo NAPI incluem atuação na mediação e conciliação de conflitos, assessoria jurídica voltada para os direitos da pessoa idosa, intermediação e encaminhamento aos órgãos jurídicos, articulação junto aos órgãos assistenciais de proteção ao idoso, atendimento psicossocial, entre outros.

Para quem busca esse serviço, o Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa em Maceió funciona na Casa de Direitos, localizada na Praça do Mirante do Jacintinho, com atendimento disponível das 8h00 às 17h00. Já em Arapiraca, o NAPI funciona na Casa de Direitos, situada na Rua João Paulo II, 50, no bairro Alto do Cruzeiro, também de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.