23/01/2023 17:46 | Direitos Humanos

Seprev promove ação pioneira ao contemplar socioeducandos com Programa Jovem Aprendiz

Dezesseis adolescentes da Unidade de Semiliberdade serão contemplados com a iniciativa

Iniciativa visa reintegrar socialmente adolescentes e jovens adultos em conflito com a lei

Dyego Duarte / Ascom Seprev

Everton Dimoni / Ascom Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu uma ação socioeducativa pioneira no Estado. Por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Usina Utinga Leão, a Seprev contemplou 16 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas com cursos de formação técnica metodológica em Tecnologia da Informação, ofertados pelo Sesi/Senai. Com isso, eles terão oportunidade de trabalhar como jovens aprendizes com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos.

O superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, explicou que a parceria vem concretizar o principal objetivo da socioeducação, que é reintegrar socialmente adolescentes e jovens adultos em conflito com a lei. Ele ressaltou ainda que esta é a primeira vez que o Programa Jovem Aprendiz contempla pessoas oriundas do Sistema Socioeducativo de Alagoas.

“Nosso objetivo é fazer com que os adolescentes deixem a medida socioeducativa qualificados para o mercado de trabalho. Hoje, esses adolescentes darão início a uma formação de peso ministrada pelos professores do Sesi/Senai, uma das melhores instituições qualificadoras do Brasil, e serão integrados ao Programa Jovem Aprendiz por meio da Usina Utinga Leão, inclusive com direito a remuneração. Isso muito nos alegra, pois vemos nessas ações que a medida socioeducativa em Alagoas continua avançando”, afirmou Otávio Rego.

Para o jovem E.S.O., de 20 anos, o curso de formação é a chance de trabalhar com carteira assinada é a oportunidade de um novo começo. “Estou achando o máximo. Além da oportunidade de emprego, vamos nos qualificar para ter uma vida melhor e um futuro bacana. Acredito que o passado serve para nos mostrar que toda história pode ter um recomeço, e essa oportunidade será o meu ponto de partida para uma nova vida”, afirmou o socioeducando.

Segundo a gerente de Gestão de Pessoas da Usina Utinga Leão, Késia Santos, o Programa Jovem Aprendiz, voltado para público socioeducativo, é muito mais do que uma oportunidade de emprego, é um mecanismo para formar cidadãos por meio da educação e do trabalho.

“Nosso objetivo é reintegrar socialmente esses adolescentes através do curso profissionalizante e do acompanhamento multidisciplinar voltado para o adolescente e seus familiares. Em breve, eles serão inseridos no mercado de trabalho para que floresçam e deem frutos, impactando positivamente suas famílias e a sociedade” afirmou Késsia Santos.

O lançamento do programa aconteceu nesta segunda-feira (23), com a participação de representantes da Seprev, do Grupo EQM, que dirige a Usina, o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público de Alagoas, Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas e da sociedade civil.