09/06/2022 16:26 | ServiçosAssistência SocialDireitos Humanos

Seprev promove ação de prevenção e erradicação do trabalho infantil

Ação estratégica aconteceu no Ceasa, local bastante vulnerável para o trabalho infantil


Ação de combate ao trabalho infantil foi realizada no Ceasa

Vitor Beltrão/ Seprev


Everton Dimoni/ Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu, nesta quinta-feira (9), uma campanha de mobilização e conscientização social sobre os malefícios e prejuízos causados pelo trabalho infantil. A iniciativa faz parte do cronograma em alusão ao Dia Mundial de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho.

 

A ação está sendo realizada no Ceasa – Centro de Abastecimento S/A de forma estratégica, tendo em vista o fato de o local ser de grande vulnerabilidade para o trabalho infantil. As equipes da Seprev irão repetir a ação nesta sexta-feira (10), no mesmo local.

 

Com o tema “Diga não ao trabalho infantil”, a campanha chama a atenção da população alagoana para o compromisso coletivo de proteger o público infantoadolescente desse tipo de violação de direitos, mostrando que a rotina de trabalho inapropriada interfere no desenvolvimento das crianças e adolescentes e gera consequências para toda a vida.

 

A advogada do Centro de Referência em Atenção à Criança e ao Adolescente (Crad), Renata Figueiredo, que coordenou a ação no Ceasa, afirma que toda a equipe da Superintendência da Criança e do Adolescente da Seprev está mobilizada na ação.

 

“Estamos abordando os comerciantes, bem como as pessoas que vêm ao Ceasa fazer suas compras, com esta ação educativa de prevenção. Percebemos que ainda existe trabalho infantil acontecendo, o que precisa ser combatido, e a melhor forma para fazê-lo é por meio da informação e da sensibilização”, diz.

 

Dona Nilza, cliente do Ceasa, aprovou a ação das equipes e compartilhou seu ponto de vista sobre a presença de crianças no local durante o período escolar. “Criança tem que tá na escola e os pais não podem estar explorando. A criança não tem muita compreensão nem preparação para trabalhar, inclusive pode deixar o serviço para fazer alguma coisa que não deve. Infelizmente, tem gente que ainda se aproveita”, comentou.

 

O trabalho infantil, inclusive, é uma das principais razões para que crianças e adolescentes abandonem a escola. Além da baixa remuneração, a rotina laboral inadequada expõe essa população a formas degradantes de trabalho, propicia uma série de riscos à saúde física e mental e a torna vulnerável em diversos aspectos, incluindo a exploração sexual e a exposição às drogas e à violência.

 

DISQUE DENÚNCIA

 

Todos podem ajudar a garantir a proteção integral das crianças e adolescentes. Ao presenciar uma situação de trabalho infantil, qualquer pessoa pode fazer a denúncia anônima por meio do Disque Direitos Humanos, o Disque 100. O serviço funciona 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.