31/01/2023 13:04 | Segurança

PRECAUÇÃO

Seprev instala geradores de energia no Sistema Socioeducativo de Alagoas

Os equipamentos vão garantir mais segurança para as atividades sem interrupções


Geradores de energia que serão instalados em todas as Unidades de Internação de Adolescentes

Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

Para garantir mais segurança e conveniência para as atividades realizadas no Sistema Socioeducativo de Alagoas, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) assegurou a implantação de geradores de energia em todas as Unidades de Internação de Adolescentes. As instalações foram concluídas nesta terça-feira (31) e garantiram um feito histórico para o Estado: esta é a primeira vez que o sistema contará com uma rede independente de energia.


O superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, ressaltou que esta conquista trará mais confiabilidade e segurança para os ambientes. Agora, a energia nas unidades de internação pode ser restabelecida rapidamente caso haja apagão na área ou qualquer tipo de problema na distribuição elétrica.


“Nosso trabalho não pode parar. Diariamente realizamos com os nossos adolescentes uma série de atividades de cunho pedagógico e profissionalizante, que contribuem para prevenir a reincidência dos mesmos em atos infracionais. A presença dos geradores garantirá que esse processo não será interrompido por eventuais intercorrências”, explica.


Atualmente, o Sistema Socioeducativo de Alagoas conta com 12 unidades de internação que atendem 132 adolescentes e jovens adultos. O superintendente conta que este atendimento compreende uma série de ações educativas, de saúde, assistência social, cultura e capacitação para o mercado de trabalho, que dependem de energia elétrica e exigem segurança estrutural.


“Muitos dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas vêm de uma situação de vulnerabilidade social muito grande. Por isso nós buscamos preencher essas lacunas dentro das salas de aula, biblioteca, uma Unidade Básica de Saúde exclusiva para o atendimento socioeducativo, além de toda a parte administrativa que garante o pleno funcionamento desses serviços”, afirmou o superintendente.


O titular da Seprev, secretário Kelmann Vieira, destacou, em suas redes sociais, que a instalação dos geradores de energia compreende o cronograma de fortalecimento do Sistema Socioeducativo, que receberá também outras melhorias determinadas pelo governador Paulo Dantas. 


“O Governo de Alagoas vem garantindo o investimento nas Unidades de Internação, inclusive com a sinalização de fortalecimento e outras ações dentro do Plano de 100 dias, o que colocou este trabalho como prioridade de governo”, disse.