28/04/2022 16:28 | Segurança

Seprev fortalece a segurança do Sistema Socioeducativo com novos agentes especializados

Ao todo, 27 profissionais foram certificados para atuar no grupo de Gerenciamento e Contenção (Gcon)

Formatura dos novos agentes socioeducativos que irão integrar o grupo de Gerenciamento e Contenção

Vitor Beltrão

Everton Dimoni / Ascom Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) celebrou, nesta quinta-feira (27), a formatura dos novos agentes socioeducativos que irão integrar o grupo de Gerenciamento e Contenção (Gcon). Ao todo, 27 novos profissionais irão reforçar a segurança nas Unidades de Internação de Adolescentes, sendo 23 que passaram pelo curso de capacitação operacional e outros quatro que foram reintegrados ao grupo especializado.

Na ocasião, o superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, afirmou que os novos agentes do Gcon irão atuar no gerenciamento de crises e em possíveis ações de contenção dentro das unidades. Otávio Rego destacou que a Medida Socioeducativa em Alagoas vive um novo momento, marcado pela excelência no atendimento a adolescentes em conflito com a lei, que fez do Estado uma referência para outras unidades da federação.

“Parabenizo a todos os novos guerreiros que concluíram o curso. Estamos vivenciando um novo tempo aqui na Superintendência de Medidas Socioeducativas e é de fundamental importância termos a qualificação de mais profissionais para o Gcon, todos preparados e capacitados para exercer a função de acordo com a proposta do grupo”, disse.

O secretário executivo de Coordenação das Políticas de Prevenção à Violência, André Moita, esteve presente na solenidade e ressaltou a excelência no preparo dos novos agentes socioeducativos.

“Agradecemos o apoio da Polícia Militar de Alagoas, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal que nos deram todo o apoio necessário a esta capacitação. Buscamos o que havia de melhor para capacitar os novos agentes que irão compor a equipe de elite da Sumese e acredito que alcançamos êxito nessa questão”, afirmou.

A cerimônia de entrega dos certificados contou com a presença de amigos e familiares dos novos agentes do Gecon e de servidores da Superintendência de Medidas Socioeducativas que prestigiaram os formandos. A programação contou ainda com um momento de homenagens a todos os instrutores que contribuíram para a realização do curso.

GRUPO ESPECIALIZADO

O coordenador do curso de capacitação, Williamberg Ramos, ressalta que, além do treinamento operacional, a instrução contemplou toda a parte legislativa concernente ao atendimento socioeducativo, incluindo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

“Foram oito dias de curso incluindo todo conteúdo legislativo que rege a Medida Socioeducativa para que os novos agentes entendam a dinâmica e o objetivo desse trabalho, que é reintegrar socialmente o adolescente através da educação e da qualificação profissional. Nosso objetivo maior é resgatar esses jovens em conflito com a lei para que eles superem a condição de infrator e retornem à sociedade de forma digna”, explicou o coordenador.