13/01/2023 11:34 | ServiçosSegurança

JANEIRO BRANCO

Seprev chama a atenção para a relação entre saúde mental e o consumo de drogas

Psicólogo da Rede Acolhe, Júnior Amaranto, apresentou alguns caminhos para alcançar o equilíbrio emocional e evitar a dependência química


Junior Amaranto, psicólogo especialista em dependência química da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência

Vitor Beltrão / Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

Quem não conhece a frase “Eu vou beber pra esquecer meus problemas”? O trecho bastante popular é de composição do cantor e humorista paraibano Renato Fechine, que, em 2002, usou o seu talento e irreverência para falar de forma cômica sobre uma prática bastante comum que é o uso do álcool e de outras drogas como válvula de escape para o sofrimento emocional.

 

O tema é evidenciado no mês de janeiro – agora de forma séria – durante a campanha Janeiro Branco, que busca chamar a atenção da sociedade, das instituições e do poder público para as questões relacionadas à saúde mental, incluindo os riscos da dependência química.

 

O movimento, que em 2023 apresenta o tema “A vida pede equilíbrio”, propõe ainda a construção de uma cultura saudável e o respeito à condição psicológica de todos, afinal, ninguém é igual a ninguém.

 

O psicólogo especialista em dependência química da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Junior Amaranto, ressalta que o tema deste ano é muito relevante para o combate ao uso de drogas. Ele explica que a relação entre sofrimento emocional e dependência segue uma via de mão dupla, uma vez que pessoas emocionalmente fragilizadas têm maior predisposição para o uso de drogas e que este hábito traz uma série de riscos à saúde mental.

 

“Falar de equilíbrio é falar sobre autoconhecimento e autocuidado. Muitas pessoas, quando estão enfrentando problemas psicológicos ou emocionais, a exemplo de ansiedade e depressão, passam a beber demais, a usar algum outro tipo de substância e buscar a felicidade nas drogas. Essa prática pode até trazer algum alívio momentâneo, mas não resolve o problema, e a dor vai chegar”, alerta.

 

Junior Amaranto diz ainda que, tanto as bebidas alcoólicas quanto os diferentes tipos de drogas ilícitas fazem parte da realidade de milhões de pessoas em todo o mundo e aponta a busca por ajuda profissional e mudança de hábitos como meios favoráveis para quem deseja ter uma vida com mais equilíbrio emocional e livre de vícios.

 

“Não podemos ter medo de falar sobre o assunto e buscar ajuda. Não podemos resistir em fazer terapia e em cuidar da saúde, iniciar uma atividade física, ter uma boa alimentação e cultivar hábitos saudáveis. O Janeiro Branco vem para nos lembrar da importância do bem-estar e do equilíbrio que precisamos para nossa vida e nos motiva a virar a página para reescrever uma nova história nessa folha em branco. Acredite, vai dar certo”, afirmou.