30/03/2023 15:28 | Institucional

Seplag inova ao realizar processo seletivo para cargo de alta gestão

Seleção foi para a vaga de Secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital da pasta


Nathalia Araújo foi escolhida após oito dias de um processo seletivo minucioso

Larissa Costa / Ascom Seplag


Larissa Costa / Ascom Seplag

A Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag/AL) inovou ao realizar um processo seletivo para a definição do nome responsável pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital da pasta. Foi a primeira vez em que um órgão do Poder Executivo Estadual definiu a escolha para um cargo de alta gestão através de uma seleção de mapeamento de competências. 

O nome de Nathalia Araújo foi escolhido após oito dias de um processo seletivo minucioso, realizado a partir de dois testes comportamentais e uma entrevista individualizada com os quatro candidatos que já faziam parte do quadro de servidores da Seplag/AL. 

A metodologia aplicada nos testes comportamentais foi de acordo com a utilizada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), que se divide em duas vertentes: soft skill, voltada para habilidades e características subjetivas ligadas à personalidade dos avaliados, e a chamada hard skill, que analisa as competências de conhecimentos técnicos dos participantes.



Segundo a psicóloga Ana Cristina, que coordenou o processo de recrutamento e realiza há anos um trabalho parecido na Secretaria da Fazenda de Minas Gerais, o resultado final não foi definido pelo fato de um candidato ser melhor que o outro, mas, sim, por traçar o que no momento está mais alinhado com as necessidades do cargo e com o perfil comportamental do secretário da Seplag, Gabriel Albino, já que são cargos que trabalham em parceria diária e intensa.  

A vaga de secretário especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital era ocupada por Gabriel Albino, que agora é o novo secretário titular da Seplag/AL.

“Fiquei muito satisfeito com a metodologia e o relatório final exposto pela psicóloga, e também com o engajamento dos participantes. Isso resulta em uma tomada de decisão amparada pela ciência aplicada na área de Recursos Humanos. Nós, da Seplag, pretendemos utilizar mais vezes esse método e formar uma base de dados com as competências, habilidades e pontos de desenvolvimento dos servidores”, destacou o secretário Gabriel Albino.

Conheça Nathalia

Nathalia Lavínia Farias de Araújo é natural de Pernambuco e está em Alagoas há 16 anos. Ela é bacharel em Economia e faz mestrado em Economia Aplicada, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Nathalia também acumula no currículo o curso avançado de Avaliação Econômica de Projetos Sociais e Políticas Públicas, pelo Itaú Social.

A nova secretária especial já ocupou o cargo de Superintendente de Orçamento Público na Seplag/AL, e possui trabalhos nas áreas de Composição dos Gastos Públicos Estaduais e Crescimento Econômico.