29/11/2022 16:39 | Serviços

Seplag divulga finalistas da primeira etapa do concurso Ações Inovadoras

Premiação será no dia 5 de dezembro, no Polo Tecnológico de Alagoas, em Jaraguá

Ascom Seplag

A Secretaria de Estado Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE), desta terça-feira (29), os 21 selecionados na primeira etapa do Concurso Ações Inovadoras, iniciativa que reconhece, valoriza e premia ideias ou projetos desenvolvidos por servidores estaduais para gerar inovação e transformação no serviço público de Alagoas. Foi registrado o total de 42 trabalhos inscritos. O número foi considerado alto pela comissão organizadora que avaliou as participações de acordo com os requisitos exigidos pelo edital.

A premiação acontecerá nesta segunda-feira, dia 5, no Centro de Inovação do Polo Tecnológico de Alagoas, no bairro de Jaraguá. Durante a cerimônia, os 21 pré-selecionados pela comissão organizadora farão a apresentação oral dos projetos, o chamado Pitch. A partir disso, serão escolhidos os grandes vencedores do Concurso Ações Inovadoras.

"Nosso objetivo é utilizar os casos premiados para transformá-los em políticas públicas para o Estado. Vamos estudar a viabilidade de gerar mais melhorias para Alagoas através da execução dessas ideias. Isso mostra a capacidade própria que Alagoas tem em gerar inovação e desenvolvimento", destacou a secretária da pasta, Renata dos Santos.

O prêmio tem foco em três áreas estratégicas para o Estado: Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida do Servidor; Modernização da Gestão, Transparência e Governo Digital; e Atendimento ao Cidadão e Políticas Públicas.

O primeiro lugar ganhará uma viagem internacional para fazer uma visita técnica a locais que priorizam trabalhos inovadores. O segundo será contemplado com uma viagem nacional para visitar também locais que prezam por ações de inovação. E o terceiro lugar receberá por um curso de capacitação. "Nós ficamos surpresos com o alto volume de inscritos, o que demonstra que os servidores públicos de Alagoas estão engajados em transformar a realidade do funcionalismo público local", comentou a secretária de Gestão e Patrimônio, Vivianne Tenório.

Confira, abaixo, os finalistas com os respectivos órgãos e idealizadores, selecionados no Ações Inovadoras.

Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida do Servidor

• Alagoas Previdência - Programa Conexão Qualidade, sob responsabilidade de Gabriela Leal Messias Oliveira
  • Polícia Militar de Alagoas - Capacitação dos Agentes de Segurança Pública pelo Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher e Gênero, sob responsabilidade de Márcia Danielli Silva de Assunção
  • Secretaria de Estado de Prevenção à Violência - Desafio 6, sob responsabilidade de Suely Souza Xisto da Mota Silveira.
  • Secretaria de Estado da Saúde - Acolhe Sesau – Quem cuida também precisa ser cuidado!, sob responsabilidade de Nayara Glycia Calheiros Santos e Plataforma Educ@Sesau, sob responsabilidade de Patricia de Cássia da Silva Bezerra.

Modernização da Gestão, Transparência e Governo Digital

• FAPEAL - PLANE - Sistema de Gerenciamento de Recursos Humanos, sob responsabilidade de Juliana Alencar.
  • Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo - Plataforma Digital - Galeria Alagoas Feita à Mão, sob responsabilidade de Daniela Chaves de Vasconcelos.
  • Secretaria de Estado da Fazenda - Projeto Economiza Alagoas, sob responsabilidade de Eduardo Calheiros Barbosa e Malhas Fiscais: Uma ferramenta Inovadora de Autorregularização na parceria Fisco Contribuinte, sob responsabilidade de Alexandra da Silva Vieira.
  • Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio - RPA, Robotic process automation (automação de processos robóticos) - Programa Vem que da Tempo, sob responsabilidade de Kerchenn Elteque de Oliveira Pereira e Educação + Digital: A Educação Mais Automatizada, Conectada e Inclusiva, sob responsabilidade de Rossane Ramos de França.

Atendimento ao Cidadão e Políticas Públicas

• FAPEAL e Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação - Programa OxeTech, sob responsabilidade de Pedro Ivo Moraes de Souza
  • Secretaria de Estado da Educação - Cartão Escola 10, sob responsabilidade de Ricardo Lisboa Martins e Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, sob responsabilidade de Raquel Ferreira Vasconcelos
  • Secretaria de Estado de Prevenção à Violência - Escola de Conselhos de Alagoas, sob responsabilidade de Walter Araújo de Lima Filho
  • Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude - Programa Na Base do Esporte, sob responsabilidade de Andrezza Barros Dias de Mendonça.
  • Secretaria de Estado da Saúde - “Sentindo na Pele” - Faça com o Outro, Aquilo Que Você Gostaria De Receber, sob responsabilidade de Magda Mendonça dos Santos e Brinquedoteca no Hospital De Emergência Dr. Daniel Houly, sob responsabilidade de Dayane Debora Vasconcelos Pereira Simões
  • Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano - Ferramenta de interlocução governo-população: o Cachorro Caramelo, sob responsabilidade de Andreia Nunes Estevam.
  • Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas - Implementação da “Arsal Online”, sob responsabilidade de Ewerton da Silva Oliveira.
  • Secretaria de Estado da Fazenda - NISE - Atendimento Virtual Integrado da Sefaz, sob responsabilidade de Jaime Roberto Campo Vieira dos Santos.