21/06/2022 12:08 | Serviços

Seplag apresenta o Manual de Reestruturação das Carreiras do Estado de Alagoas

Íntegra da publicação encontra-se disponibilizada para download no site da pasta


Encontro de gestores da Seplag onde foi apresentado o Manual

Ascom Seplag


Ascom / Seplag

 A Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag)  apresentou, na segunda-feira (20), o Manual de Reestruturação dos ID Níveis das Carreiras do Estado de Alagoas 2022. A exposição ocorreu no encontro de gestores dos setores de Recursos Humanos do Executivo.

Organizado pela Superintendência de Valorização de Pessoas (SVP), o e-book disponibilizado no site da Seplag traz instruções sobre a nova estrutura de codificação do ID Nível e suas classificações dentro das carreiras. 

De acordo com a superintendente de Administração de Pessoas da Seplag, Jéssica Moreira, o manual tem por objetivo simplificar a obtenção e interpretação de informações pelo servidor público. “O ID Nível nada mais é do que o código que orienta e indica qual a posição do servidor em sua carreira. Com o guia, ele terá de forma acessível e prática todas essas informações, sendo útil tanto para consulta do servidor, quanto orientação do nosso corpo técnico de RH”, explica. 


O objetivo do manual é auxiliar o servidor na compreensão de suas posições na folha de pagamento, já que o novo código traz as informações da carreira em que se encontra, o nível de escolaridade de ingresso exigido pelo cargo, o regime de trabalho, o quadro, o nível de progressão vertical, a classe de progressão horizontal e a carga horária. “A publicação desse manual é resultado de um esforço coletivo. Apesar de sua complexidade, visto que incorpora desde a descrição do cargo aos detalhes do regime de trabalho, o conteúdo foi explicado de uma forma simples e didática”, ressalta a secretária de Gestão e Patrimônio, Vivianne Tenório.

As adequações nos níveis foram feitas na maior parte das carreiras do Executivo, não alcançando aquelas que possuem condições específicas em sua estrutura, a exemplo de procuradores, delegados e militares. Os servidores estaduais que desejarem compreender melhor o novo sistema identificador de carreira podem acessar a íntegra do manual no site da Seplag Alagoas (http://seplag.al.gov.br/).