03/03/2023 19:21 | Direitos Humanos

DEIXA ELA QUIETA

Semudh celebra sucesso da campanha carnavalesca contra o assédio

Lançada nas prévias carnavalescas, campanha contra a importunação sexual deve continuar por todo o ano, na capital e no interior do estado


Ações de combate à importunação sexual consistiram em panfletagem e disseminação de informações para foliões

Ascom Semudh


Daniel de Oliveira

A campanha “Deixe Ela Quieta”, realizada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), e com apoio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CEDIM), promoveu ações de combate ao assédio à importunação sexual na capital e no interior do Estado durante o período carnavalesco.


As atividades foram desenvolvidas para esclarecer e conscientizar sobre atitudes que se caracterizam como assédio ou importunação sexual - como tocar em uma mulher sem permissão e/ou proferir palavras que atentem à honra e causem constrangimentos à vítima - e foram bem aceitas pela população nas ruas e nas redes sociais.


A superintendente de Políticas para a Mulher, Elida Miranda, vê uma boa capilaridade da campanha durante o Carnaval. "Foi um grande sucesso. A gente conseguiu alcançar dezenas de cidades. Conseguimos atrelar um conteúdo muito importante que vem sendo defendido pelos diferentes movimentos de mulheres, que é uma bandeira prioritária do Governo de Alagoas”.


Conscientização no Carnaval

O pontapé inicial do “Deixe Ela Quieta” se deu na capital alagoana com ações durante as prévias carnavalescas e também no Terminal Rodoviário João Paulo II. Com o decorrer das festas, as atividades se intensificaram em cidades de todas as regiões do Estado, onde foram desenvolvidas em blocos, feiras públicas, escolas e outros ambientes.


Durante os quatro dias de folia, os órgãos municipais de defesa da mulher atuaram em conjunto com a Semudh na distribuição de panfletos com informações sobre os crimes de assédio e importunação sexual, cartazes, praguinhas, entre outras mensagens de empoderamento feminino e respeito às mulheres.


Todos os materiais entregues contam com um QRCode que dá acesso a links para denúncias, contatos de atendimento do Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CEAM), da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS) e da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Alagoas.


A secretária de Estado da Mulher e Direitos Humanos, Maria Silva, salientou a relevância deste tipo de ação para o enfrentamento ao assédio e importunação sexual. “A ferramenta mais importante que temos para combater qualquer tipo de violência contra a mulher é a informação. Assim, o trabalho de disseminação de esclarecimentos sobre órgãos de defesa da mulher é extremamente necessário para que a população feminina saiba onde procurar ajuda quando têm seus direitos vedados”.


Visando intensificar a proteção das mulheres no período de Carnaval, onde as denúncias de crimes sexuais, sobretudo o assédio, se intensificam, o CEAM funcionou normalmente, em regime de plantão, e realizou atendimentos à vítimas de violência.


Deixe Ela Quieta o tempo todo


Embora tenha sido lançada visando as festas carnavalescas, o “Deixe Ela Quieta” não se aterá somente ao mês de fevereiro e terá continuidade em todo o ano. Este é um dos fatores diferenciais da campanha, que é a primeira em toda a história desenvolvida de forma inteiramente própria no Estado de Alagoas.

 


Assim como ocorrido durante todo o período carnavalesco, a campanha também intensificará as ações durante os momentos de festividades para promover o respeito e a segurança para as mulheres, assim como a conscientização para que os homens não venham a cometer atitudes que se caracterizem como agressão.