03/06/2023 12:06 | Meio Ambiente

Semarh promove evento em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente neste domingo

Evento gratuito terá atividades culturais e estimulará as boas práticas ambientais

Ascom Semarh

Maria Villanova* / Ascom Semarh

Neste domingo, 4 de junho, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) promove evento alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na Rua Fechada, localizada na Ponta Verde. Com o tema “Soluções para a poluição plástica - Todos Juntos pelo Planeta”, trará palestras, apresentações culturais, música, além de incentivar ações amigas do meio ambiente, como a reciclagem.

“A Semarh tem como objetivo principal promover a conscientização ambiental e engajar a comunidade em ações voltadas para a preservação do meio ambiente. Por isso contamos com diversos parceiros e apresentamos uma programação diversificada e repleta de atividades educativas e culturais”, destaca o secretário Gino César

No evento, os participantes poderão se deliciar com uma degustação de geleias produzidas a partir dePlantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), oficinas de plantoterapia, informações sobre preservação ambiental. Serão distribuídas mudas de plantas e serão realizadas palestras educativas, sobre assuntos relevantes, em parceria com a CESMAC. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) levará ao evento o laboratório de qualidade de água.

O público também terá acesso a diversas exposições: de material reciclado, destacando a importância do reaproveitamento de resíduos sólidos, com obras do Mestre Jackson Lima, de Limoeiro de Anadia, e do Mestre José Paulo, de Maceió, de materiais reciclados com o Cesmac, sobre a biodiversidade marinha, promovida pelo Projeto Biota, e sobre os processos de tratamento e análise da água, pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que mostrará a importância da utilização responsável da água. A UFAL trará ao público informações sobre o ciclo de vida das tartarugas, mostrando como a poluição plástica pode ser prejudicial.

Grupos culturais e de música se apresentarão durante o evento, e o público também poderá apreciar a poesia "A voz dos Oceanos", do professor Geo Santos, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Haverá diversos momentos de dança, promovidas pelo Stúdio Mineirinho de Dança. E as crianças poderão se divertir com jogos educativos, promovidos pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA),pelo Instituto Lagoa Viva e pela Ufal, e com o Palhaço Pirulito, que trará de maneira lúdica a educação ambiental.

A importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais e resíduos sólidos será amplamente discutida no evento, em parceria com as cooperativas, em virtude do tema central girar sobre as soluções para a poluição plástica. Também haverão pontos de coleta, inclusive de material eletrônico, parceria com a Biodigital.

O evento será gratuito, aberto ao público de todas as idades. Para saber mais informações sobre a programação, acompanhe as redes sociais da Semarh (@semarhal).