26/01/2023 15:01 | Segurança

ALERTA CELULAR

Segurança Pública intensifica ações contra roubos de celulares em Maceió

Operação conjunta realizou abordagens em vários pontos do Centro de Maceió


SSP orienta que a população cadastre o aparelho celular no site da plataforma assim que efetuar a compra

Divulgação SSP


Roberison Xavier / Ascom SSP

Com o objetivo de coibir ainda mais os roubos a celulares, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realizou a operação Alerta Celular na manhã desta quinta-feira (26). Os trabalhos foram desencadeados em vários pontos do Centro de Maceió, principalmente nos locais onde, conforme análise do Serviço de Inteligência, são comercializados aparelhos frutos da ação delituosa.

 

A ação contou com a participação de 11 guarnições da Polícia Militar, que integram o Comando de Polícia da Capital (CPC) e duas da Polícia Civil. Na maioria dos pontos-alvos, foi observado pelas equipes que vários indivíduos se evadiram com aparelhos nas mãos, reforçando o indicativo da venda ilícita de celulares. Vale ressaltar que quem compra produtos originários de roubos pode ser enquadrado pelo crime de receptação.

 

Entre as pessoas abordadas por apresentarem atitudes suspeitas, algumas estavam de posse de telefones, no entanto, nenhuma irregularidade foi encontrada na base de dados da plataforma Alerta Celular e da Segurança Pública.

 


Cadastrar no Alerta Celular

 

A SSP orienta que a população, tão logo compre o aparelho, de imediato dê preferência para cadastrá-lo no site da plataforma, independente do equipamento ter sido roubado, furtado ou extraviado, para que seja possibilitada a identidade do proprietário e a devida devolução em casos de serem apreendidos.


A população também pode repassar informações sobre comércio irregular de aparelhos celulares pelo Disque-Denúncia 181. As denúncias podem ajudar as polícias no combate ao crime, tendo em vista que mais de 70% das ocorrências de roubo têm o celular como objeto de subtração.


Para que o cruzamento possa ser feito e o aparelho roubado devolvido ao dono, o cidadão precisará realizar um cadastro no site https://alertacelular.al.gov.br, preenchendo um formulário. Após fazer o cadastro e login, o usuário terá que adicionar o dispositivo, inserindo as informações sobre o aparelho, como marca, modelo e IMEI.

 

A forma mais simples para descobrir o IMEI é pelo discador nativo. Basta acessar o teclado usado para fazer chamadas e digitar *#06#. Imediatamente o número será exibido na tela. Outra possibilidade é verificar a embalagem do produto. As caixas dos celulares costumam trazer a informação numa etiqueta. A nota fiscal também pode conter o IMEI.