15/02/2023 18:53 | Serviços

Sefaz segue com fiscalizações de caminhões de cargas no interior de Alagoas

Operação ocorre com a finalidade de averiguar possíveis irregularidades na documentação dos transportes de mercadorias


Na última operação, cerca de 100 veículos foram fiscalizados em duas localidades do Estado

Ascom Sefaz


Matheus Guilherme / Ascom Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) promoveu, esta semana, mais uma operação conjunta com auditores fiscais da Receita Estadual e grupamentos da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) nas rodovias do Estado. A ação teve como objetivo averiguar possíveis irregularidades na documentação dos transportes de mercadorias. Cerca de 100 veículos foram fiscalizados na BR-104, no município de Rio Largo, e no posto do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), em Marechal Deodoro.



 

“São blitze estratégicas, que vão verificar a procedência das mercadorias que estão em trânsito. Muitas vezes, sonegadores se valem de rotas de fuga para fugir da fiscalização, fugir dos postos fiscais de fronteira. É papel da secretaria realizar essas ações, justamente para não penalizar aqueles que pagam em dia seus impostos”, explicou superintendente especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy.

 

Como resultado do trabalho de fiscalização desta semana, as equipes da Companhia Fazendária e da BPRv fizeram a atuação de um caminhão que transportava carnes sem documentação fiscal, tendo que pagar um valor aproximado de R$ 4.600. Após a regularização, a mercadoria foi liberada.



 

Francisco Suruagy destacou que a ação acontece até março e que a equipe da Sefaz permanece sempre nas fronteiras dos postos fiscais e nas estradas estratégicas e vicinais fazendo o devido controle das mercadorias.

 

A ação fiscal envolveu, aproximadamente, 35 pessoas da Sefaz, PM e BPRv,. Com exceção de uma única carga, todas as demais abordagens apresentaram regularidade na documentação. Segundo o superintendente, isso ocorre justamente porque a grande maioria dos comerciantes paga seus impostos devidamente.

 

“A maior parte dos comerciantes são bons contribuintes e, para eles, a secretaria tem que dar toda a atenção, tem que dar toda essa fiscalização. Se você pune quem está transitando indevidamente com determinadas mercadorias você vai ajudar justamente aqueles contribuintes alagoanos sérios, honestos e cumpridores de suas obrigações”, enfatiza Francisco Suruagy.



 

Companhia Fazendária

 

Reativada no início deste mês, a Companhia Fazendária é parceira dessas ações. O órgão foi criado com o intuito de garantir a integridade física e moral dos integrantes do Fisco alagoano no exercício de suas atividades.