23/11/2022 12:16 | Gestão e Finanças

Sefaz Alagoas premia projetos de inovação no Hackathon Encat

Maratona de programação recebeu participantes de todo país

Felipe Miranda

Ascom Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) realizou o encerramento do Hackathon Encat, nessa terça-feira (22), com a apresentação dos projetos e a divulgação dos resultados dos ganhadores. Esse momento aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

A maratona de programação teve o objetivo de desenvolver projetos de inovação para facilitar a relação fisco-contribuinte. A competição de 48h ocorreu no Centro de Inovação do Polo Tecnológico do Jaraguá (CIPT) e recebeu participantes de todo país.

“Espero que com essa união entre Encat e a sociedade, consigamos trazer soluções que realmente façam a diferença para a sociedade e aqui no Encat, nas administrações tributárias, temos os melhores técnicos que são capazes de construir soluções que realmente agreguem valor, ou seja, valor público que facilita e simplifica a vida dos contribuintes”, informou o Coordenador Geral Adjunto, Ricardo Neves.

Ao todo, participaram 62 integrantes, sendo treze equipes que foram divididas em duas categorias, a 1ª com o Código Tributário Digital formada pelas equipes: E-CTD, GITI, Solução de Inteligência Artificial (IA) no Código Tributário, Start Innovation, Tribo, Tributo sem Mistério e Imposto na Prática. Já a 2ª categoria com a Declara Simples, composta pelas equipes: EuContribuinte, Declara Simples, eTax, Trem.dy soluções,      TributaFácil e Unifica.

Os vencedores

Os vencedores da categoria Código Tributário Digital foram: em primeiro lugar, a equipe Lupa Data composta por Dan Lopes, Caio Nogueira e Yuri César; em segundo, a equipe Tributo Sem Mistério formada por Felipe Gualberto, André Ricardo, João Victor Cardoso e Waddinsohn Franklin; em terceiro, a equipe Starts Innovation criada pelo grupo Alejandro Reyes, Alícia Siebeneichler, Amós Aureliano, Matheus Siebeneichler e Jaiane Souza.

Já na categoria Declara Simples, foram contemplados: em primeiro lugar, a equipe Tremdy Soluções, elaborada por João Afonso, Luiz Carlos, John Jairo, Bruno Henrique e Ycaro; em segundo foi a equipe TributaFácil fundada por Luiz Felipe, Jhonatan Alves e Eduardo Monteiro; por fim, em terceiro a equipe Unifica composta por Leonardo Amorim, Joyce Sapucaia e Artur Araújo.

“Estou feliz e honroso por participar desse encontro. É bom estar no meio dessa garotada que sempre se renova. Vinhemos de Brasília com essa vontade de conhecer as equipes que são bem qualificadas. Estou impressionado com o resultado. Faz tempo que não ficava 48 horas sem dormir. Agora, estamos empolgados para criar junto com vocês o produto. Agradeço a todos que se fizeram presente neste encontro", falou um dos representantes da equipe Lupa Data, Dan Lopes Carvalho.

Inovação

O evento reuniu em um ambiente empreendedor, estudantes universitários, alunos de escolas técnicas, profissionais de mercado das áreas de tecnologia, negócios, design, professores e mentores, para possibilitar a criação de soluções originais e inovadoras de base tecnológica.

“Participar dessas iniciativas é mais uma forma de reforçar essa conexão entre o Sebrae e as instituições. E a Sefaz promovendo esse encontro é mais uma ação afirmativa para a inovação no estado de Alagoas", afirma o gestor de ecossistema de inovação do Sebrae Alagoas, Washington Lima.

Os prêmios foram divididos em: R$ 25 mil para a equipe que ficou em 1° lugar;  R$ 15 mil para a equipe que ficou em 2° lugar e R$ 10 mil para a equipe que ficou em 3° lugar.

O projeto foi desenvolvido pelo Encat em parceria com a Sefaz-AL, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Amazon Web Services (AWS), plataforma de serviços de computação em nuvem.