16/12/2022 17:31 | Gestão e Finanças

Sefaz Alagoas divulga calendário para pagamento do IPVA 2023

Pagamento do IPVA 2023 pode ser efetuado em cota única ou em até seis parcelas mensais e sucessivas



Ascom Sefaz-AL

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) informa que os proprietários de veículos automotores e motocicletas devem ficar atentos ao calendário de cobrança 2023 do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).


O pagamento do IPVA 2023 pode ser efetuado em cota única ou em até seis parcelas mensais e sucessivas. O valor mínimo de cada parcela não pode ser inferior a R$ 100,00. Ressalta-se que as certidões de não-incidência ou de isenção do IPVA, anteriormente emitidas, produzem efeitos para o exercício de 2023 enquanto subsistirem as razões que as fundamentaram.

                                                      

O boleto estará disponível no site da Secretaria da Fazenda (sefaz.al.gov.br), no “Espaço do Contribuinte”, escolhendo a opção “IPVA” e depois “Emissão de Boletos”, informando o Renavam e a placa.               

   

Cada final de placa possui uma data-limite para pagamento da cota única sem desconto ou da primeira parcela. As placas de finais 1 e 2 têm até 28 de fevereiro; placas de finais 3 e 4 até 31 de março; placas de finais 5 e 6 até 28 de abril; placas de finais 7 e 8 até 31 de maio e as placas de finais 9 e 0 até 30 de junho.


O valor do imposto será concedido desconto de 5% no pagamento integral efetuado até o dia 31 de janeiro de 2023, caso em que o documento de arrecadação deve ser emitido no site www.sefaz.al.gov.br; além do pagamento integral ou parcelado, efetuado por contribuinte cadastrado até o dia 31 de dezembro de 2022 no Programa Nota Fiscal Cidadã (NFC).


A tabela discriminativa de valor médio de mercado para veículos terrestres usados – base de cálculo – e prazos de pagamentos de IPVA para o exercício de 2023 podem ser vistos na publicação desta sexta-feira (16) no Diário Oficial do Estado (DOE). 


Oportunidade

Os consumidores têm até o dia 31 de dezembro de 2022 para utilizar os créditos da Nota Fiscal Cidadã (NFC) no pagamento do IPVA. Este é o único período do ano no qual parte do pagamento do imposto pode ser feito com os créditos da campanha.


Para realizar este procedimento, é só acessar a conta da NFC em nfcidada.sefaz.al.gov.br e clicar na opção de “abatimento no IPVA”. A oportunidade só é válida se o veículo estiver no nome do usuário cadastrado e é necessário ter acumulado pelo menos R$ 15 em créditos.


Para saber mais informações, é só entrar em contato com a atendente virtual Nise, pelo site www.sefaz.al.gov.br e pelo Telegram @nise_sefaz_al_bot.


Confira abaixo o calendário do IPVA para o próximo ano: