09/02/2023 14:43 | Gestão e Finanças

TREINAMENTO

Sefaz-AL capacita novas entidades para campanha da Nota Fiscal Cidadã

Evento aconteceu no Bloco Administrativo Silvio Carlos Viana e contou com a presença de três novas instituições sociais


Estavam presentes três novas instituições sociais, a Associação Beneficente Nossa Senhora do Rosário e o Grupo Gay de Maceió.

Nataly Lopes


Victor Xavier / Ascom Sefaz

A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) capacitou, nesta quinta-feira (9), novas entidades sociais que estão aptas a entrarem na campanha da Nota Fiscal Cidadã. O treinamento aconteceu no Bloco Administrativo Silvio Vianna, no bairro de Jacarecica, em Maceió.


Três novas instituições sociais participaram do treinamento, a Associação Grupo de Mama Renascer, a Associação Beneficente Nossa Senhora do Rosário e o Grupo Gay de Maceió. Nessa capacitação, foram tratados assuntos como educação fiscal, a importância dos tributos na sociedade, como funciona a NFC, quais são as responsabilidades das entidades com o dinheiro público, como devem ser gastos os recursos adquiridos na campanha e qual o prazo para isso.


O Grupo Gay de Maceió, fundado em 2011, trabalha para unir e auxiliar a comunidade LGBTQIAPN+, ele atende em nível estadual nas áreas de cultura, saúde, educação, esporte e lazer. Segundo o presidente da entidade, Messias Mendonça, a possibilidade de melhorar a instituição e os serviços prestados à comunidade foi o que motivou o grupo a entrar na campanha. “Temos projetos de fazer uma cozinha, um auditório, comprar computadores e fazer melhorias para nossa equipe. A Nota Fiscal Cidadã é muito importante para nós, porque, com ela, poderemos ajudar ainda mais pessoas", comenta.


A Associação Grupo de Mama Renascer, fundada em 2008, busca ampliar a difusão de informações sobre diagnóstico e tratamento do câncer de mama, e com isso, reduzir os índices de mortalidade da doença. 


A Associação Beneficente Nossa Senhora do Rosário, fundada em 2015, tem o intuito de atender famílias em situação de vulnerabilidade, reduzindo os riscos na comunidade do Ponto Chic, em Delmiro Gouveia. 


Com a Nota Fiscal Cidadã, o consumidor tem a possibilidade de participar de sorteios e ainda receber de volta, de alguns produtos, até 10% dos impostos arrecadados via ICMS pelos estabelecimentos comerciais. A chefe de Educação Fiscal da Sefaz, Juliane Calheiros, ressalta o porquê de adotar uma instituição social parceira da campanha.


“Ao adotar uma entidade social na NFC, você dobra o seus bilhetes, aumentando as suas chances de ganhar sorteios realizados, além disso, possibilita que essas instituições participem também desses sorteios, contribuindo com mais recursos aos assistidos”, afirma.