09/06/2022 16:19 | Educação

Seduc realiza encontro para implementação do Referencial Curricular de Alagoas nesta sexta-feira (10)

Documento orienta na construção dos currículos; formação acontece virtualmente com gestores e coordenadores escolares de todas as Gerências Regionais

Participantes devem informar sua respectiva unidade escolar e Gerência Regional de Educação

Thiago Ataíde

Joyce Andrea, sob supervisão / Ascom Seduc

Nesta sexta-feira (10), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Políticas Educacionais (Suped), realiza o I Encontro Formativo de Apoio à Gestão Escolar na Implementação do Referencial Curricular de Alagoas (ProReCAL). A capacitação é direcionada aos gestores escolares e coordenadores pedagógicos das escolas da rede pública estadual e deve acontecer de junho a agosto deste ano.

O Referencial Curricular é um documento que contempla as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo estudante em sala de aula e orienta a elaboração dos currículos a serem adotados pelas escolas. Construído democraticamente por meio de um processo com inúmeras intervenções e contribuições dos mais variados colaboradores, ele define o que deve ser ensinado ao longo de toda a Educação Básica, garantindo as aprendizagens essenciais de crianças e adolescentes.

A principal proposta do encontro é contribuir para a consolidação de práticas pedagógicas fundamentadas a partir do ProReCAL e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em sua aplicação tanto para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, como também para o Ensino Médio. A formação será realizada pela Coordenação Estadual do ProReCAL, de maneira remota, com momentos síncronos e assíncronos. Os encontros formativos síncronos acontecerão em ambiente virtual através da plataforma Microsoft Teams. Já a parte assíncrona da formação, será realizada no Google Classroom.

INSCRIÇÕES

Cada unidade escolar deve ter até dois representantes participando da capacitação, e as inscrições devem ser feitas através do link https://forms.gle/cnK7kxycJjUwKqiJ8 .

No ato da inscrição, os participantes devem informar sua respectiva unidade escolar e Gerência Regional de Educação (Gere), pois, neste primeiro encontro, a formação deve ser segmentada em três turmas organizadas com horários diferentes, de acordo com as Geres. A turma “A” contemplará da 1ª a 4ª Gere, com horário marcado para 10h; a turma “B” contemplará da 5ª a 9ª Gere, com horário marcado para 14h, e a turma “C” contemplará da 10ª a 13ª Gere, com horário marcado para 16h.

“Essa formação faz parte das ações de revisão do Projeto Político Pedagógico e Proposta Pedagógica de todas as escolas estaduais. Por isso, nós iremos realizar estudos sobre elaboração, consolidação e avaliação das propostas curriculares que estão sendo adotadas nas práticas de sala de aula. Assim, podemos ter a aprendizagem do estudante como resultado do diálogo entre ensino e aprendizagem”, afirma a coordenadora do ProReCAL, Márcia Susana Lima.