04/05/2022 15:39 | EducaçãoDireitos Humanos

Seduc promove curso gratuito para professores sobre educação antirracista

Formações à distância estarão acontecendo ao longo de todo este ano letivo

Curso abrirá espaço para o debate e a reflexão sobre a temática do racismo

Thiago Ataíde

Joyce Andrea*/ Ascom Seduc

Durante todo este ano letivo, a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) estará promovendo formações à distância em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, dentro do projeto Escolas Conectadas, cujo objetivo é apoiar os educadores da rede estadual de ensino, no desenvolvimento de novas competências para suas carreiras e na aplicação de novas práticas dentro do ambiente escolar.

Dessa vez, a Seduc está disponibilizando vagas para o curso Escola para todos - Promovendo uma educação antirracista, direcionado para os professores, gestores, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e, especialmente, para todos os bolsistas do Programa Professor Mentor - Meu Projeto de Vida. Totalmente gratuita, a formação será on-line e acontece entre os dias 23 de maio a 27 de junho.

O curso busca abrir um espaço para o debate e a reflexão da temática, com o objetivo de sensibilizar o olhar dos educadores e promover a construção de um ambiente baseado nos principais conceitos para a condução da escola à prática pedagógica antirracista. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 7 de maio, através do link https://www.escolasconectadas.org.br/oferta/alagoas-3-ed-mar-2022 .

À frente da pasta, o secretário de Estado da Educação, José Márcio de Oliveira, avalia que iniciativas como essa são essenciais para o desenvolvimento de um ambiente escolar onde o respeito e a inclusão sejam valores fundamentais.

“O racismo é uma realidade na sociedade brasileira e a escola é um espaço essencial para a construção e promoção de valores básicos, como a igualdade e o respeito às diferenças. A criação de espaços de discussão sobre essa temática é fundamental, para promover uma formação integral das novas gerações, também em termos de cidadania e convivência social baseada no respeito, na solidariedade e na justiça social”, ressalta.

Sob supervisão*