Seduc implanta coleta seletiva de resíduos nas escolas estaduais
Projeto tem como iniciativa conscientizar os alunos sobre sustentabilidade e destinação de materiais recicláveis
Projeto, que já é realizado no Cepa, em Maceió, será expandido a outras unidades escolares do Estado
Thiago Ataíde / Ascom Seduc
Rodrigo Silva, sob supervisão / Ascom Seduc
O descarte inadequado do lixo prejudica o meio ambiente. Materiais que poderiam ser recicláveis são jogados em lixos comuns, contaminando ainda mais a natureza. Para diminuir os impactos ambientais, atualmente existem cooperativas que fazem esse tipo de serviço, de reciclar e comercializar materiais que seriam jogados na natureza de forma incorreta. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e a Cooperativa de Recicladores de Alagoas, implantou o projeto que irá implantar a coleta seletiva de resíduos nas escolas do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió.
Visando incentivar os alunos a fazerem o descarte do lixo de forma correta, o projeto também vai favorecer uma atividade rentável, que vai gerar novos empregos. Iniciativa reduzirá a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários. Inicialmente, foram implantados dois Pontos de Entrega Voluntária (PEV) no complexo educacional. A coleta dos resíduos vai acontecer uma vez na semana.
O projeto também busca fazer uma mobilização dos diretores, coordenadores, professores e alunos, com a implantação da coleta dos resíduos. A ação vai capacitar merendeiras, equipe de limpeza e nutricionistas de cada escola e conversar com os alunos que fazem parte dos grêmios, informando sobre o procedimento da coleta seletiva.
De acordo com a Renise Cruz, assessora de Educação e Comunicação Ambiental da Cooperativa de Recicladores de Alagoas da unidade Benedito Bentes, o projeto vai ser muito importante para a conscientização da população. “A educação ambiental visa sensibilizar alunos, professores e direção da escola sobre a importância da separação adequada dos recicláveis e sua destinação para a cooperativa, que realiza todo o trabalho de triagem e comercialização do material, gerando renda para os cooperados. Quanto mais pessoas se envolverem, melhor será para o Cepa e, também, para a Cooperativa. E o mais importante, vai diminuir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado,” destacou a assessora.
O programa começará a ser implantado a partir deste mês de maio. Para o gerente Regional da 13ª Gere, Cássio Costa de Lima, a implantação dos PEVs vai ser de muita importância para a economia e toda a comunidade escolar. “Esses resíduos agora irão ter um direcionamento e, automaticamente, isso vai fazer com que a cooperativa possa vir recolhê-los, movimentando a economia desses cooperados, além de colaborar com o meio ambiente,” disse.
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