18/09/2021 08:47 | Educação

Seduc anuncia seleção de articuladores de ensino para as redes municipais

Educadores atuarão no âmbito das Semeds e escolas; bolsa é paga pelo Governo de Alagoas, que aumentou o valor de R$ 400 para R$ 1500

Valdir Rocha

Ana Paula Lins

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou, no último dia 13, portaria relativa à seleção de educadores que atuarão como articulares de ensino do programa Escola 10 nas redes municipais. O edital pode ser conferido na edição desta data do Diário Oficial (impresaoficial.al.gov.br) ou no site da Seduc (www.educacao.al.gov.br) na seção Avisos.

Os educadores devem ser efetivos ou já contratados pela rede pública municipal e atuarão tanto no âmbito das secretarias municipais de Educação (Semeds) como nas escolas municipais. Entre as obrigações previstas, estes profissionais tem como missão organizar e acompanhar a implementação das ações pedagógicas do programa, bem como promover formação continuada com os professores de suas redes. O articulador trabalhará em regime integral de 40h semanais e agora teve o valor da bolsa expandida para R$ 1.500 mensais, garantido pelo Governo de Alagoas.

"Esses articuladores são pagos pelo Governo do Estado e trabalham junto às redes municipais para a melhoria de diversos índices: de alfabetização, da prova SAEB, dentre outros. Vale ressaltar que a bolsa paga para esses profissionais era de R$ 400, mas, conforme anúncio feito pelo governador Renan Filho, passa agora para o valor de R$1.500. Tudo isso para termos maior foco, maior rendimento e metas atingidas na nossa Educação", ressalta o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito.

Como se inscrever

Os articuladores das Semeds serão indicados pelas próprias secretarias. Já os que desejam atuar como articuladores das escolas municipais devem preencher formulário de inscrição nos locais indicados pelas suas Semeds.

Para se candidatar à função, dentre os critérios, é preciso estar em efetivo exercício da função, ter licenciatura plena em qualquer área, experiência mínima de três anos de docência na Educação Básica e conhecimento/habilidade no uso pedagógico dos dados das avaliações externas, principalmente do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e no planejamento de ações de alfabetização de crianças até os 7 anos de idade.

Cronograma

Confira abaixo o cronograma do processo seletivo para articuladores de ensino do Escola 10 nas redes municipais:

Seleção dos Articuladores de Ensino da SEMED pelo Município - até 20 de setembro de 2021;

Seleção dos Articuladores de Ensino das Escolas Municipais - até 23 de setembro de 2021;

Envio da lista dos candidatos selecionados pelas Gerências Regionais de Educação com os documentos estabelecidos nesta Portaria - até 24 de setembro de 2021;

Homologação das listas de Articuladores de Ensino da Semed e das Escolas Municipais pela SEDUC/AL -  até 25 de setembro de 2021.