01/03/2023 16:46 | Desenvolvimento Econômico

Sedics cria Observatório Econômico para mapear dados da economia de Alagoas

Estudo visa produzir e difundir o monitoramento de dados que irão auxiliar na formulação de políticas públicas para o Estado

Lucas Meneses / Ascom Sedics

Raphael Silva / Ascom Sedics

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics/AL), formalizou a criação de um Observatório Econômico para o mapeamento de dados da economia de Alagoas. A iniciativa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O observatório visa produzir e difundir os dados junto à sociedade num modelo de painel virtual interativo (Power BI). Esse modelo irá auxiliar no planejamento de pesquisas e políticas adequadas às entidades públicas, que passarão a tomar decisões a partir de informações concretas possibilitando, dessa forma, a redução dos riscos envolvidos no processo de análise de investimentos.

Para a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, a criação do Observatório é  fundamental para a implementação de políticas públicas mais eficazes.

“Esta será uma importante ferramenta de incentivo e transparência junto à sociedade alagoana. É fundamental que o processo de desenvolvimento econômico no Estado seja elaborado com base em evidências, dados estatísticos e um monitoramento sistemático, possibilitando a implementação de políticas públicas que tenham amplitude para atingir toda a população de Alagoas”, pontua.

A coordenação do Observatório Econômico terá à frente a Superintendência de Indústria, Comércio e Serviços, bem como a de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, ambas da Sedics/AL. Além disso, estarão prestando suporte ao Observatório vice-coordenadores docentes, doutorandos, mestres e graduandos dos cursos de Economia, Meteorologia e Ciência da Computação da Ufal, com eixos de pesquisas nas áreas da Indústria, Comércio, Serviços, Micro e Pequenas Empresas, Economia Solidária e Cooperativismo, além de Energias Renováveis.

*Sob supervisão