28/06/2022 11:21 | Desenvolvimento Econômico

Sedetur divulga resultado do edital para participação de artesãos em feiras nacionais

Processo seletivo beneficiou 16 produções artesanais representadas por artesãos, mestres e entidades para comparecerem a 22ª Fenearte, em Recife, e a 4ª edição da Fenacce

Kaio Fragoso / Arquivo Ascom Sedetur

William Makaisy / Ascom Sedetur

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), divulgou o resultado do edital para seleção de artesãos e entidades representativas para participarem da 22ª Fenearte e da 4ª Fenacce.

O processo seletivo beneficiou 16 produções artesanais representadas por artesãos, mestres e entidades para comparecerem a 22ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece em Recife, de 6 a 17 de julho, e a 4ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), que acontece no período de 16 a 25 de setembro, em Fortaleza.

Segundo a gerente de Artesanato e Design da Sedetur, Daniela Vasconcelos, os artesãos foram avaliados seguindo alguns critérios como criatividade, originalidade, tradição e referência à cultura popular. Os artistas selecionados representam as principais tipologias e técnicas de Alagoas.

“A cada edital tentamos beneficiar novos artesãos e novas produções, para que o público presente nas feiras possa conhecer a diversidade da produção artesanal alagoana - que está presente em feiras nacionais há mais de 7 anos. Nas duas feiras temos rostos novos, isso é o mais bacana. Foram inscrições de diversos municípios, temos uma riqueza enorme nos selecionados, Alagoas a cada ano é melhor representada”, destaca.

Para seleção dos artesãos foi composta uma equipe técnica interdisciplinar para analisar as inscrições. Foram analisados documentos de habilitação exigidos e os portfólios de produção artesanal através dos critérios do edital.

Lista Artesãos/Entidades Selecionados para a 22ª Fenearte

Adeildo Gomes dos Santos