28/06/2022 11:21 | Desenvolvimento Econômico

Sedetur divulga resultado do edital para participação de artesãos em feiras nacionais

Processo seletivo beneficiou 16 produções artesanais representadas por artesãos, mestres e entidades para comparecerem a 22ª Fenearte, em Recife, e a 4ª edição da Fenacce


Kaio Fragoso / Arquivo Ascom Sedetur


William Makaisy / Ascom Sedetur

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), divulgou o resultado do edital para seleção de artesãos e entidades representativas para participarem da 22ª Fenearte e da 4ª Fenacce.

 

O processo seletivo beneficiou 16 produções artesanais representadas por artesãos, mestres e entidades para comparecerem a 22ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece em Recife, de 6 a 17 de julho, e a 4ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), que acontece no período de 16 a 25 de setembro, em Fortaleza.

 

Segundo a gerente de Artesanato e Design da Sedetur, Daniela Vasconcelos, os artesãos foram avaliados seguindo alguns critérios como criatividade, originalidade, tradição e referência à cultura popular. Os artistas selecionados representam as principais tipologias e técnicas de Alagoas.

 

“A cada edital tentamos beneficiar novos artesãos e novas produções, para que o público presente nas feiras possa conhecer a diversidade da produção artesanal alagoana - que está presente em feiras nacionais há mais de 7 anos. Nas duas feiras temos rostos novos, isso é o mais bacana. Foram inscrições de diversos municípios, temos uma riqueza enorme nos selecionados, Alagoas a cada ano é melhor representada”, destaca.

 

Para seleção dos artesãos foi composta uma equipe técnica interdisciplinar para analisar as inscrições. Foram analisados documentos de habilitação exigidos e os portfólios de produção artesanal através dos critérios do edital.


Lista Artesãos/Entidades Selecionados para a 22ª Fenearte


Adeildo Gomes dos Santos

Arlindo Monteiro

Associação de Artesãs do Pontal da Barra

Associação Pontal Arte

Guadalupe do Nascimento Ferreira

Grupo Produtivo Casa Artífice

Grupo Produtivo Fulô.A

Maria Eroneide Laurentino


Lista Artesãos/Entidades Selecionados para a 4ª Fenacce


Aberaldo Sandes Costa Lima

André Barbosa Cavalcante

Associação Pontal Arte

Enauro Rocha

Grupo Produtivo Luart

Jasson Gonçalves da Silva

Karla Vanessa Souza Gomes

Rafael da Silva Palmeira