13/12/2022 17:51 | Turismo

Sedetur assina Termo de Fomento para fortalecimento do turismo nos cânions do São Francisco

Documento permite o repasse de recursos destinados à promoção turística da região

Turismo da região dos cânios do São Francisco vem se destacando ao longo dos últimos anos

Ascom Sedetur

William Makaisy e Cecília Tavares / Ascom Sedetur

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur) assinou um Termo de Fomento, na tarde desta terça-feira (13), para repasse de recursos destinados à promoção e desenvolvimento do turismo na região dos cânions do São Francisco, no Sertão alagoano. Segundo a secretária da Sedetur, Caroline Balbino, a assinatura do documento vai auxiliar no crescimento do turismo da região, que vem se destacando ao longo dos últimos anos.

“O processo de fortalecimento das instâncias de Governança é fundamental, pois essa união do poder público com a iniciativa privada é importante para fortalecer e diversificar os produtos das regiões turísticas, dar mais visibilidade e, também, captar recursos de outras instituições privadas. Além da instância dos cânions de São Francisco, já assinamos termos com as instâncias de Governança da região de Lagoas, Mares e Rios do Sul e dos Quilombos, para que cada vez mais a gente possa avançar e fomentar o turismo no estado”, disse Caroline Balbino.

Alagoas é referência no país no número de instâncias formalizadas, com seis no total, como também em repasse de recursos por meio de Termo de Fomento, no qual o Governo do Estado transfere subsídios diretamente para as instâncias de Governança para fomentar o desenvolvimento das regiões turísticas alagoanas.

De acordo com o presidente da Instância dos Cânions do São Francisco, Eduardo Clemente, a assinatura do termo é um marco para a região. “Para gente é um momento histórico, onde o trade regional terá certa autonomia para promover e divulgar o destino dos cânions do São Francisco. Dito isso, a gente só tem a agradecer aos nossos parceiros, em especial ao Governo do Estado e toda a equipe da Sedetur/AL, que está sempre conosco. Esse termo é um marco e um grande incentivo, para que a gente siga lutando pelo desenvolvimento turístico do nosso destino”, afirmou Clemente.

Atualmente, o Estado está dividido em sete regiões turísticas - Costa dos Corais, Grande Maceió, Quilombo, Caatinga, Agreste, Cânions do São Francisco e Lagoas, Mares e Rios do Sul. Das sete, seis já estão formalizadas e com CNPJ.

Turismo seguro

A atividade turística em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.

No total, onze municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional - Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió.

O Estado também registra 2.311 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos. As duas certificações levam em consideração à prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.