07/03/2023 16:24 | Tecnologia e Inovação

Secti promove evento de tecnologia e inovação voltado ao público feminino

O Mulheres 4.0 é gratuito e acontece nesta quarta (8) às 10h no Centro de Inovação do Polo Tecnológico

Grandes mulheres na área da ciência, tecnologia e inovação em Alagoas participarão do evento

Ascom Secti

Valdenys Virtuoso / Ascom Secti

Em alusão ao mês da Mulher, a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) realizará, nesta quarta-feira (8), um evento de CTI voltado ao público feminino: o Mulheres 4.0. O propósito é criar e fomentar um ambiente que, cada vez mais, discuta e impulsione lideranças femininas numa área ainda proeminentemente masculina. O evento é gratuito, não precisa de inscrição prévia, e acontecerá a partir das 10h, no Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT), localizado no bairro do Jaraguá.

Os workshops e as palestras terão a participação de grandes mulheres na área da ciência, tecnologia e inovação em Alagoas, seja dentro do serviço público, privado ou do empreendedorismo, são elas: Juliana Khalili, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas; Lara Forte, da equipe do Mentoring Team em Propriedade Intelectual, Jurídico, Carreira e Contabilidade na Inovação; Carina Oiticica, da Yellow Kite; Alessandra e Gessyca, da startup Mulheres Conectadas, junto ao case da Federação das Empresas Juniores do Estado de Alagoas (Fejea), além da apresentação do Projeto Katie, mulheres na área de programação, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com lançamento do Edital para seleção de novos membros.

Segundo Laura Gusmão, servidora da Secti, cientista social e mediadora do evento, "as mulheres já conquistaram diversos espaços no mundo do trabalho, mas a luta pela representatividade feminina em diversas áreas ainda é constante, especialmente na CTI. O Dia Internacional da Mulher é muito mais do que apenas dizer que ‘lugar de mulher é aonde ela quiser’, é mostrar a maestria e o profissionalismo de mulheres, a nossa competência e a reafirmação de direitos individuais; uma luta pelo nosso reconhecimento e pela reafirmação da identidade feminina".

O evento ainda contará com uma mesa redonda “Sou da TI, e aí? Os desafios das meninas no STEM”, contando com participação das professoras Raquel Cabral, Eliana Almeida e Fabiane Queiroz (da Ufal) e da professora Eunice Palmeira do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Para o secretário da Secti, Silvio Bulhões, o Governo de Alagoas vem trabalhando em projetos que reforçam a participação feminina na área, aumentando as oportunidades que elas podem encontrar no setor. “A participação feminina no mercado de tecnologia e inovação tem crescido nos últimos anos e o nosso propósito é fazer com que isso continue a avançar, dando mais oportunidades por meio dos nossos programas”, afirmou o secretário.