19/05/2023 16:53 | Desenvolvimento HumanoCidadaniaPrimeira Infância

Secria realiza mais de 2,7 mil atendimentos na 1ª manhã do Governo Trabalhando

O Mundo Cria está com ações diversas ações para gestantes e as crianças da primeira infância


Rodrigo Marinho/Cria


Fabiana Barros

A Secretaria da Primeira Infância (Secria) está realizando diversas ações com o Mundo Cria na primeira edição do Governo Trabalhando nesta sexta e sábado (20). O Governo do Estado está com ações simultâneas em outros sete municípios do Alto Sertão. São oferecidos pela Secria diversos serviços das gerências de Educação, Assistência e Saúde para a população de Delmiro Gouveia, e por vários outros órgãos do Estado. Somente no período da manhã, a Secria realizou 2.799 atendimentos.


A equipe da educação da Secria está com atividades, como: pensamento computacional, no qual o participante vai interagir com jogos de computador e atividade simulando o fazer do computador para resolver problemas e desafios de forma eficiente, como também exploração de forma criativa, crítica e estratégica dos domínios computacionais. Teve ainda o quebra cabeça para que o jogador desenvolva um problema proposto. Nesse tipo de jogo, o raciocínio lógico é bem mais importante que a agilidade e a força física.


No circuito kids, a meninada participa de experiências sensoriais e tecnológicas com oficina de criação de pequenos vídeos com o uso do aplicativo stop motion studio, a partir da montagem de cenário com os personagens criados pelas crianças (fantoches de palitos e massinhas de modelar) recreação com brinquedos de computação desplugada avião de papelão, labirinto e circuito com móbiles.



Outro atrativo é a atividade de contação de história, varal de desenhos e pinturas (ilustração das histórias pelas crianças). Além da entrega de livros infanto-juvenil para crianças que participaram. A criançada pode fazer personagens de massinha de modelar e scrat- atividade com massinhas, objetivando desenvolver projetos tecnológicos (Stop motion). Além do circuito de brincadeiras: recreação com brinquedos de computação desplugada, avião de papelão, labirinto, mobiles, camas de gato e caixas sensoriais.

Orientações

O momento também é para a educação nutricional com orientações por meio de atividades lúdicas com as crianças. Além da oficina "Cuidar de Si", que oferece um momento de autocuidado para os cuidadores das crianças da primeira infância, com reflexões sobre as temáticas e demandas das mulheres, em especial as que abordam os tipos de violência contra mulher.

Na oportunidade, houve a aplicação de questionários a fim de coletar informações sobre as particularidades e benefícios do cartão CRIA para quem recebe. Durante o evento, é realizada a atualização do NIS e orientações para as beneficiárias do Cartão CRIA.


Gesso da barriga

As práticas obstétricas humanizadas com a realização de molde em gesso da barriga de grávida com a finalidade de “eternizar” a gravidez, registrando o tamanho e forma da barriga da grávida, no determinado ponto da gestação. Há também distribuição de Kits Nutricionais de fruta como maçã e pera para crianças que participaram do jogo de tabuleiro infantil.


As gestantes podem participar das práticas obstétricas humanizadas, ou seja, a pintura da barriga que é uma arte gestacional que ilustra para a mãe como o bebê está posicionado no seu ventre por meio do desenho com tintas coloridas. Outra atividade é a promoção da saúde bucal.


O Mundo Cria conta com a parceria da Apal, RAV, IMA e CEPAL. Para a agricultora Maria Selma da Conceição, o evento está aprovado. “Facilita a gente tirar documentos e as ações da educação e saúde. Tudo importante pra gente”, afirmou. Não apenas os adultos aprovaram o evento, mas as crianças também, como Sofia, 4 anos, que ficou encantada com os balões e a pintura facial.