30/11/2022 12:54 | Direitos Humanos

Secretária Maria Silva é homenageada no Festival Aqualtune

Prêmio é reconhecimento do empenho da gestora nas políticas de proteção da cultura e do legado dos povos tradicionais

Secretaria de Estado da Mulher e dos direitos Humanos, Maria Silva

Ascom Semudh

Joanna de Ângelis / Ascom Semudh

Aberto ao público, o Festival Aqualtune, promovido pela Eventur’s Produções e pela Fortes Serviços e Empreendimentos, com apoio do Governo de Alagoas, honrou com uma vasta programação, mais um dia de reverência à negritude.

O evento, que aconteceu nessa terça-feira (29), no Jaraguá, contou com palestra da secretária de Estado do Trabalho e Emprego, Patrícia Mourão, exibição do filme Quilombo, do Alagoano Cacá Diegues, com Roda de Capoeira do Mestre Cláudio e a entrega do Prêmio Aqualtune para personalidades que se destacaram na atuação em prol do movimento negro em Alagoas.

Entre as homenageadas, a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, Maria Silva, agradeceu a lembrança e reforçou a importância do olhar do Estado sob as políticas de proteção da cultura e do legado dos povos tradicionais.

“As nossas raízes nos sustentam na construção de um amanhã, justo e igualitário para todas e todos. Quando levantamos as nossas vozes na defesa dos que mais precisam, esse efeito ecoa e fortalece a luta em todos os cantos do nosso estado e do nosso País. Lutamos por respeito, por dignidade, pelo fim do preconceito e por um futuro sem discriminação. Os povos tradicionais existem e resistem. Sinto-me mais que honrada em receber este Prêmio hoje, como mulher negra e com descendência indígena. E sei que, mesmo que nossa caminhada pela garantia de direitos ainda seja longa e difícil, eu estarei na linha de frente junto com todos vocês. Gratidão e Estamos juntos!”, ressaltou Maria Silva.

A apresentação cultural de encerramento da solenidade ficou por conta do artista Igbonam Rocha acompanhado de cantoras da terra.