15/05/2023 18:22 | Agricultura

Seagri apresenta atualização de programas aos prefeitos alagoanos

Reunião na AMA mostrou andamento das execuções do PAA, do Planta Alagoas, Programa de Cisternas e apresentou projetos para aquicultura



Tatiane Gomes / Ascom Seagri

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) apresentou às prefeituras alagoanas uma atualização das políticas públicas desenvolvidas para inclusão social e produtiva no campo, nesta segunda-feira (15), no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Entre as ações estão os programas de Aquisição de Alimentos (PAA), o Planta Alagoas, o de Cisternas, e o projeto-piloto que será desenvolvido para incentivar a produção de peixes. 


“Esses momentos ajudam a mostrar que a Seagri está à disposição das prefeituras e das Secretarias Municipais de Agricultura. Quando trabalhamos em parceria, avançamos mais com as políticas públicas que fazem a diferença para agricultores familiares alagoanos”, apontou a secretária da Seagri, Carla Dantas.


A proposta da AMA foi debater os temas voltados para a Agricultura nos municípios, como a utilização dos recursos do PAA municipal, apresentação dos programas desenvolvidos pela Seagri, implementação da aquicultura em Alagoas e início da Campanha de vacinação contra Peste Suína Clássica.


“O governador Paulo Dantas já foi prefeito e sabe que é importante para geração de emprego e renda, além de desenvolver a economia das cidades. Esse alinhamento entre o Estado e as Prefeituras ajuda para que se caminhe da forma correta”, destacou o presidente da AMA, Hugo Wanderley. 


O presidente da Adeal, Otávio Tavares, também participou do encontro com os prefeitos e mostrou o avanço que a agência de defesa alagoana está executando no estado. “Nossas ações são importantes para que Alagoas continue produzindo nas áreas vegetal e animal. Um trabalho que lá na ponta influencia na geração de renda para os municípios”, declarou Otávio.  

 

Também estiveram presentes as secretárias executivas da Seagri, Renata Monteiro e Aline Melo, o secretário executivo da pasta David Nunes, a superintendente de Segurança Alimentar, Thaisa Carvalho, os superintendentes de Inclusão Produtiva, Yago Calheiros, e de Irrigação, Joelmir Farias, e o gerente de Aquicultura, Dannilo Brandão. Do Ministério de Pesca e Aquicultura, Cauê Castro, superintendente Federal da Pesca e Aquicultura em Alagoas, e Francisco Sousa, representante da Secretaria Nacional da Aquicultura. 


Peste Suína Clássica

Para falar sobre a Campanha de Vacinação contra a Peste Suína Clássica, que teve início nesta segunda (15) e segue até 15 de julho em Alagoas, a auditora fiscal Federal Agropecuária e Chefe do Núcleo de Biosseguridade e Vacinação do Ministério da Agricultura, Lia Coswig explicou que será preciso contar com a ajuda dos municípios para conscientização dos criadores, recebimento, armazenagem e controle das vacinas.


“A PSC pode atingir barreiras de exportação de açúcar e fumo, por exemplo. O objetivo é fazer o processo de erradicação. Agradecemos o apoio do governador Paulo Dantas e da secretária Carla Dantas, mas precisamos do apoio dos prefeitos para que Alagoas consiga atingir o status de zona livre”, afirmou a auditora do MAPA.