08/02/2023 16:06 | Assistência Social

REFORÇAR AÇÕES

Secretaria da Primeira Infância visita Crad e Casa da Mulher Alagoana

O intuito das visitas foi mapear ações e somar ao trabalho já realizado a fim de fortalecer a rede da primeira infância


Secretária Paula Dantas e as deputadas estaduais Fátima Canuto e Flávia Cavalcante foram recepcionadas pelo desembargador Tutmés Airan

Rodrigo Marinho


Fabiana Barros / Ascom Secria

A rede que atua em várias frentes a fim de garantir os direitos das crianças será fortalecida. Esse é o intuito da secretária da Primeira Infância (Secria), Paula Dantas, que tem realizado um mapeamento de ações e projetos de secretarias e instituições diversas com o propósito de somar ao trabalho já realizado e reforçar ações necessárias para a primeira infância. Nesta quarta-feira (8), as visitas aconteceram no Centro de Referência em Atenção a Crianças e Adolescentes (Crad) e na Casa da Mulher Alagoana.


O Crad funciona em plantão 24 horas e a maior demanda é o atendimento de casos de violência sexual. Quando acontece o chamado, o plantonista se dirige para o Instituto Médico Legal (IML), delegacia ou ao conselho tutelar. Os profissionais lidam com uma estatística cruel, pois, somente em janeiro deste ano, foram 43 casos, sendo 40 meninas e três meninos. Desse total, 17 envolvem familiares das vítimas. A maior incidência é com adolescentes entre 12 e 17 anos.


A gerente do Crad, Meirejane Remigio Costa, explicou que o centro, antes vinculado à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e agora à Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF), conseguiu manter o mesmo ritmo de atendimento, mesmo com a reestruturação. Em consonância com a linha de atuação da Secria, o Crad se reuniu, na semana passada, com a direção do Hospital da Criança. “O trabalho não para e existe um comprometimento muito grande da equipe. Os usuários permaneceram em atendimento”, afirmou.


O fluxo de atendimento do Centro de Referência, inicialmente, faz a escuta e orienta o responsável pela criança ou adolescente vítima da violência. “A escuta especializada é feita da criança, mas da forma correta”, explica a coordenadora do centro, Renata Acioli.


A família acolhida passa pelo profissional de assistência social, jurídico e psicoterapia. A depender do caso, é analisada a necessidade de entrada para pensão alimentícia, guarda da criança, entre outras questões. Existem grupos terapêuticos, pós-violência, para auxiliar os responsáveis a como proceder com a vítima.


O Crad realiza o atendimento psicossocial e jurídico especializado para o público infanto-adolescente vítima ou testemunha de violência e seus familiares de todo o Estado. Bem como realiza o serviço de translado a fim de garantir que o percurso da criança ou adolescente vítima de violência seja realizado de modo imediato, integral e efetivo, respeitando os protocolos de escuta qualificada e de intervenção preconizados pela Lei nº 13.431/17.


Um dos projetos realizados pelo Centro de Referência é o “Vozes da infância” que envolve a comunidade escolar. Inicialmente, capacita professores em relação à prevenção sexual, orientando como identificar e encaminhar os casos. A etapa seguinte é com os alunos ensinando qual é o toque permitido. O próximo passo é a orientação às famílias.


Após conhecer o espaço físico e o fluxo de atendimento, Paula propôs que o projeto possa acontecer nas Creches Cria. Para as situações diversas, ela afirmou que a Secria pode contribuir com a doação de brinquedos e livros para a brinquedoteca do Crad, e que os arquitetos da secretaria façam uma visita técnica para avaliação dos ambientes e sugerir melhorias. “É extremamente importante conhecer esses trabalhos para fortalecer e unir forças para tornar algo maior”, comentou Paula.


O Centro de Referência em Atenção a Crianças e aos Adolescentes está localizado na Avenida Desembargador Barreto Cardoso, 433, na Gruta de Lourdes, em Maceió.


Casa da Mulher

Inaugurada pelo Poder Judiciário em maio de 2021, a Casa da Mulher Alagoana já acolheu mais de duas mil mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A unidade oferece atendimento humanizado e recursos de proteção às vítimas e seus filhos.


O local também foi visitado na manhã desta quarta-feira (8) pela secretária Paula Dantas e que contou com a participação das deputadas estaduais Fátima Canuto e Flávia Cavalcante, apoiadoras da casa.


Também estiveram presentes na visita institucional o desembargador Tutmés Airan, que é o coordenador da mulher do Tribunal de Justiça de Alagoas, e o juiz da Casa, Kleber Borba. “Em uma videoconferência com o profissional em políticas públicas Vital Didonet, ele compartilhou a sua experiência e falou do quebra-cabeça que é a primeira infância. Sua fala foi no intuito de promover o diálogo com todos os envolvidos, com a sociedade civil, para chegarmos a um resultado sólido. É isso que estamos fazendo. Sua contribuição nos mostrou que estamos trilhando o caminho certo”, disse Paula.


A Casa da Mulher Alagoana está localizada ao lado da Praça Sinimbu, no Centro de Maceió, e o contato pode ser feito pelos números (82) 2126-9650 e (82) 99157-3023 e funciona 24 horas, todos os dias da semana.