14/12/2022 18:10 | Direitos Humanos

Secretária da Mulher ministra palestra em congresso internacional da Espanha sobre mulheres do campo

De forma remota, Maria Silva integrou a mesa do painel “A Comunidade Internacional e as mulheres das áreas rurais”


Cortesia Afammer


Bruno Levy / Ascom Semudh

A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Maria Silva, participou como palestrante do III Congresso Internacional “40 Anos Conquistando o Futuro em Igualdade das Mulheres Rurais, a convite da AFAMMER” (Confederación Nacional de Federación y Asociaciones de Familias y Mujeres del Medio Rural). O evento teve início na terça-feira (13) e foi encerrado nesta quarta (14), no Hotel Marriott Auditórium, na cidade de Madrid, na Espanha.

 

O Congresso teve por objetivo a construção de um rumo mais igualitário para as mulheres do campo e contou com a participação de dezenas de palestrantes de várias partes do mundo, além da presença de diversas autoridades, dentre elas o presidente do Partido Popular e Senador da Espanha, Alberto Núñez Feijóo.

 

De forma remota, Maria Silva juntamente a cientista social e liderança da comunidade de pescadores da Barra de Santo Antônio, Ana Paula Oliveira dos Santos, integrou a mesa do painel com o tema: “A Comunidade Internacional e as mulheres das áreas rurais”.

 

Durante o discurso, Maria Silva falou sobre os desafios da violência doméstica no campo, o compromisso do Governo de Alagoas, na gestão do governador Paulo Dantas, em diminuir os indicativos de casos de violência contra a mulher no Estado e o trabalho da Semudh em valorizar as mulheres rurais.

 

“Temos uma Secretaria da Mulher que valoriza a diversidade. É um prazer enorme em ter na minha equipe pessoas de comunidades tradicionais e rurais competentes e com visões tão plurais da vida. O compromisso da Semudh e do Governo é de valorização da população feminina do campo. Estamos trabalhando continuamente neste sentido”, explicou a secretária.

 

O evento também contou com a porta-voz da Amaje, Josineide Pereira Gomes. Ela participou no primeiro dia do evento ao compor a mesa que tinha como tema “As mulheres rurais que constroem e lideram projetos de inovação e de emprego a seus povos”.

 

Recentemente, as marisqueiras da Associação de Mulheres em Ação de Jequiá (Amaje), do município de Jequiá da Praia, venceram o prêmio “Mulheres Rurais Espanha Reconhece”, de iniciativa da embaixada espanhola no Brasil. A associação, então, foi convidada a apresentar o projeto em uma conferência internacional sobre inovações ambientais que partem de mulheres do campo, na Espanha. A ideia consiste no aproveitamento das cascas de siri para transformá-las em adubo orgânico. A Amaje contou com o apoio técnico da Semudh durante a preparação para a conferência.

 

“As mulheres marisqueiras do nosso Estado mantêm uma tradição de anos. A Semudh tem como compromisso valorizar esta população, fortalecendo os laços e promovendo a preservação de uma identidade histórica de Alagoas”, concluiu Maria.

 

A AFAMMER

 

A Confederação é uma organização nascida em 1982 e considerada pioneira na Espanha que tem por objetivo dar voz às mulheres rurais com a participação em foros nacionais e internacionais, tendo estado presente em Governos, Parlamentos Nacionais, Parlamento Europeu, na IV Conferência Mundial sobre a Mulher, em Pequim, em 1995, da qual resultou a Declaração e Plataforma de Pequim e sua posterior revisão em 2000, nas Nações Unidas em Nova York em 2005 e 2010  e nos vários Congressos Mundiais de Mulheres Rurais realizados em Washington, Madrid e Durban, na África do Sul.

 

Atualmente, a organização faz parte do Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI) e possui um quadro social de 180.000 pessoas em praticamente todas as Comunidades Autônomas do país espanhol.