10/03/2023 19:41 | Agricultura

Seagri conhece programa de criação de peixe em recirculação de água para piscicultores familiares

Tecnologia inovadora aplicada pela Prefeitura de Poço das Trincheiras é de baixo custo e demonstra retorno financeiro rápido

Projeto é indicado para pequenos produtores com áreas com menor disponibilidade de água e que utilizam pouco espaço físico na propriedade

Ascom Seagri

Tatiane Gomes/Ascom Seagri

A equipe da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seagri) participou, nesta sexta-feira (10), de um Dia de Campo realizado pela Prefeitura de Poço das Trincheiras, que apresentou dois sistemas de criação de peixes em recirculação de água. A tecnologia é aplicada pela Secretaria Municipal de Agricultura e foi instalada no Sítio Caiçara.

O programa possui dois sistemas de criação de tilápia, com baixo custo de manutenção e rápido retorno financeiro para piscicultores familiares. Os projetos apresentados são indicados para pequenos produtores que possuam áreas com menor disponibilidade de água e utilizam pouco espaço físico na propriedade.

Na primeira unidade apresentada, o sistema conta com sete tanques de criação, com 6 mil litros de água, comportando 300 peixes e podendo chegar a uma produção de até 300kg. Na área foi instalado também um tanque de biofiltro, além de mais um tanque para produção de lemna, uma planta que ajuda na alimentação animal e que pode substituir em até 30% da proteína necessária para o peixe. Já na segunda unidade, o sistema é formado por um tanque de 30 mil litros de água, comportando 1.500 peixes, e um biofiltro acoplado ao tanque principal.

O superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Ademilson Neris, aprovou a tecnologia aplicada no programa de criação de peixes em sistema de recirculação de água e apontou que ele pode ser ideal para a região do Semiárido, que tem potencial para piscicultura, aproveitando os recursos hídricos locais. "Gostamos muito do que vimos. E estamos aqui para observar, conhecer e absorver o aprendizado para poder reproduzir tecnologias para outros agricultores e piscicultores familiares", afirmou Neris.

O prefeito de Poço das Trincheiras, Valmiro Costa, participou do dia de campo e acredita que os resultados apresentados pelas duas unidades são positivos. "Esse projeto foi feito para mostrar que é possível o produtor se manter no campo, sem estar na dependência de um emprego fora. É só dar as condições necessárias. A unidade garante uma renda superior a R$ 1.500,00/mês, com o produtor na casa dele e ainda podendo aproveitar a propriedade para produzir outras culturas", ressaltou o prefeito.

Adalberto Félix, do Sítio Caiçara, foi o agricultor familiar que recebeu a primeira unidade do programa de criação de peixes e já reservou peixes para comercialização da Quaresma e Semana Santa. "Para comercializar é muito fácil. O pessoal, às vezes, quer apenas 3kg de peixe e me pede para tirar e já leva. Se for uma quantidade maior, eu retiro e mando entregar. Tenho dois tanques reservados para a Semana Santa, porque tenho muito peixe encomendado. Se fosse para tirar antes, já tinham levado tudo", revelou o piscicultor.

Durante o dia de campo também foi apresentada outra tecnologia social: um biodigestor que utiliza esterco de gado para produção de gás de cozinha, diminuindo custo de manutenção da casa do proprietário.

O gerente de Pesca e Aquicultura da Seagri, Dannilo Brandão, e a assessora técnica Juliana Fernandes também estiveram participaram das atividades de campo em Poço das Trincheiras.