02/03/2023 14:53 | Saúde

TREINAMENTO

Samu Maceió realiza primeiro simulado de 2023 para avaliar desempenho das equipes

Sem saber se tratar de uma ocorrência fictícia, equipes são empregadas para participar no atendimento


No simulado realizado pelo Samu, socorro foi feito a paciente que sofreu queda de moto

Thyeres Medeiros


Thyeres Medeiros

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maceió realizou, na quarta-feira (1º), o primeiro Simulado em Serviço para avaliar o desempenho das equipes na prestação de socorro à população alagoana. Além dos profissionais que participaram dos procedimentos simulados no local, o atendimento via telefone do técnico auxiliar de regulação médica (Tarm) e do médico regulador também serão analisados pela gravação automática dos chamados.

No local, uma vítima fictícia, com maquiagem especial, simulou uma queda de moto, que resultou em fratura na perna esquerda e múltiplas escoriações pelo corpo, além de perda da consciência. Na cena, foram avaliados, além do tempo de deslocamento das equipes, os protocolos adotados pelos socorristas.



Para o médico Jordiran Soares, coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió, a educação continuada dos profissionais é fundamental para manter o alto nível dos atendimentos. “Realizamos anualmente cursos de atualização dos protocolos de saúde e estamos agora analisando, da forma mais “real” possível, como nossos socorristas atuam de verdade nas ocorrências”, explicou o coordenador.

Forma eficaz

A iniciativa ocorrida sem o conhecimento prévio das equipes é uma das maneiras mais eficazes de avaliar os atendimentos prestados, segundo o médico coordenador geral do Samu Maceió, Jhonat Silva. “Quando realizamos outros simulados maiores, as instituições são avisadas e as equipes são deslocadas já sabendo se tratar de uma simulação. Neste caso, queremos analisar os casos que atendemos todos os dias, que são principalmente ocorrências com poucas vítimas e depois debater todos os protocolos com os profissionais envolvidos”, esclareceu.

Depois da atuação no local da ocorrência, os nove profissionais envolvidos no socorro, desde o recebimento da ligação até o atendimento no local, participaram de um ‘debriefing’, para debater sobre o trabalho executado. A iniciativa deve acontecer mensalmente para avaliar periodicamente o desempenho das equipes em diferentes tipos de ocorrência.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a formação continuada dos socorristas do Samu é fundamental para assegurar assistência em tempo oportuno aos pacientes. "Como socorrista do Samu, pude constatar que o tempo-resposta é fundamental durante as ocorrências atendidas. Por isso, os simulados são fundamentais para que a equipe esteja alinhada e atue seguindo as diretrizes dos socorros pré-hospitalares", pontuou o gestor da saúde estadual.