11/05/2023 18:09 | SaúdeCapacitação

Samu capacita profissionais da Base Descentralizada de São Miguel dos Campos

Ação ocorreu nesta quarta-feira, focada nos novos protocolos e procedimentos sobre urgência, emergência e regulação médica


Socorristas tiveram aula prática de pranchamento e imobilização de vítimas de acidentes

Arnaldo Santtos


Arnaldo Santtos / Ascom Sesau

A Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas promoveu, nesta quarta-feira (10), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) Itinerante, capacitação para os profissionais que atuam na Base Descentralizada de São Miguel dos Campos. Durante o evento, que ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tabelião José Luiz de Andrade Jatobá, estiveram em destaque os novos protocolos e procedimentos sobre urgência, emergência e regulação médica.

 

O principal objetivo da educação permanente é atualizar os conhecimentos socorristas que fazem parte das bases descentralizadas do interior do estado, por meio de aulas teóricas e práticas. Com essa medida, a coordenação do Samu busca a excelência nos atendimentos prestados à população alagoana.

 

Para que isso ocorra, são discutidos os procedimentos e protocolos que os socorristas aplicam diariamente nas ocorrências, a exemplo da segurança na cena, ou seja, como deve ser sinalizada a ambulância no local da ocorrência. Também são abordados temas como o Suporte Básico de Vida (SBV) em crianças e adultos, bem como o conjunto de procedimentos aplicados no dia a dia e que têm como objetivo a recuperação da vida de uma vítima de parada cardiorrespiratória.

 

O treinamento também abordou procedimentos relacionados à restrição de movimentos de vítima com politraumatismo, que ocorre nos casos de retirada de capacete, o uso de colar cervical, o pranchamento, além de técnicas e princípios que devem ser respeitados para que os atendimentos cumpram com os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde (MS), sejam eles relativos à urgência e emergência, como as regulações médicas, cuidados, riscos e condutas dos profissionais.

 

Para o coordenador do Samu Maceió, médio Jhonat Silva, o Projeto NEP Itinerante é uma ferramenta fundamental para atualização dos conhecimentos dos socorristas das bases descentralizadas. "Por meio desta iniciativa discutem-se os principais fluxos de funcionamento para o atendimento das ocorrências, que são, muitas vezes, específicos para cada região. Com isso, passamos a ter alternativas de solução para melhorar, ainda mais, a qualidade do serviço que o Samu oferece à população", destacou. 

 

Atualização


Atualizar os conhecimentos é fundamental. Todo profissional deve se aperfeiçoar naquilo que faz, seja em qualquer área que ele atue, e a da saúde não é diferente, conforme destacou o coordenador do NEP do Samu Maceió, médico Jordiran Soares. "Por isso, periodicamente, os protocolos e procedimentos mudam e é preciso que os socorristas estejam atentos a esse novo conhecimento, objetivando que o atendimento seja o melhor possível e reduza, ao máximo, as sequelas de uma vítima", destacou.

 

De acordo com a coordenadora da Base Descentralizada de São Miguel dos Campos, enfermeira Elcana Santos de Lima, atualizar os conhecimentos é muito importante e representa uma iniciativa sempre bem-vinda. "Espero que essa ação seja uma constante e com mais frequência, porque nos fortalece de conhecimento e é muito bom tirar as dúvidas sobre as ocorrências", frisou.

 

Para a técnica de enfermagem da Base Descentralizada de São Miguel dos Campos, Maria Vanessa Ferreira dos Santos, a atualização dos conhecimentos e a aproximação da Coordenação do Samu com as bases descentralizadas é muito importante. "Isso porque existem ocorrências que precisamos tomar uma decisão mais firme e temos que ter certeza de que é a mais acertada. Daí a importância do NEP Itinerante, que tira as nossas dúvidas", destacou.