25/05/2023 18:08 | Saúde

Samu capacita policiais da Cavalaria da PM/AL sobre primeiros socorros

Treinamento ocorreu na sede da instituição e contou com ensinamentos teóricos e práticos


Treinamento prático mostrou como se deve agir no momento de prestar os primeiros socorros

Arnaldo Santtos / Ascom Samu


Arnaldo Santtos / Ascom Samu

Profissionais da Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) capacitaram policiais da Cavalaria da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) sobre técnicas de primeiros socorros. O treinamento ocorreu na sede da instituição, na rua Prefeito Joatas Malta Alencar, no bairro Bebedouro, na capital alagoana.

 

Desde o início do ano o Samu tem realizado capacitações periódicas sobre os primeiros socorros para diversas instituições. Entre os contemplados estão funcionários de creches, técnicos de hospitais, policiais, entre outros trabalhadores.

 

O objetivo é assegurar que, em caso de necessidade, sejam realizadas as manobras de primeiros socorros até a chegada dos socorristas do Samu. Esta medida evita e reduz possíveis sequelas para a pessoa que está necessitando de assistência. O curso teve como instrutores o enfermeiro Heubert Guimarães e a técnica de enfermagem Katianne Kelly Alves.

 

"Os policiais são nossos parceiros nas ocorrências, seja do Corpo Bombeiros, seja da Polícia Militar, e agora, fizemos uma parceria com os policiais da Cavalaria. A capacitação é importante para a população e isso está sendo feito por etapas", destacou o coordenador do Samu Maceió, o médico Jhonat Silva.

 

Aulas Práticas e Teóricas

 

Foto: Carla Cleto


Além de aulas teóricas, os participantes tiveram também aulas práticas sobre diversos temas, dentre eles, controle de sangramentos e curativos simples de urgência, queimaduras, convulsões e quedas da própria altura. Também foram detalhados procedimentos para serem utilizados durante o engasgo em bebês e crianças, choques elétricos, e informações sobre os conceitos fundamentais de ressuscitação cardiopulmonar em bebês e crianças.

 

Para o capitão Diego Vieira, que representou o comandante da corporação, tenente-coronel Nascimento, o curso foi excelente. "Durante o nosso serviço, lidamos com os animais que adestramos, e já aconteceu de o adestrador sofrer uma queda e não sabíamos como proceder; agora será diferente, porque estamos preparados para colocarmos em prática todo o conhecimento adquirido", salientou.

 

A cabo da PM/AL, Rúbia Santos, ressaltou que o curso foi de extrema importância para os militares. "Saber como proceder, quando alguém está engasgado por algum objeto, seja criança ou adulto, e também sobre uma parada cardíaca, foi muito importante", pontuou.