14/11/2022 17:27 | Saúde

Saiba como as Unidades do Hemoal irão funcionar no feriado da Proclamação da República

Além de ter no mínimo 16 anos, é exigido que doador de sangue tenha peso igual ou superior a 50 quilos


Unidades do Hemoal do Trapiche e Via Expressa, em Maceió, vão funcionar das 7h30 às 17h nesta terça-feira (15)

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

As Unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) do Trapiche e Via Expressa, em Maceió, vão funcionar das 7h30 às 17h nesta terça-feira (15), feriado nacional da Proclamação da República. Já a Unidade de Arapiraca, no bairro Eldorado, abre apenas para liberação de sangue aos hospitais e maternidades, retomando o atendimento na quarta-feira (16).

 

Para doar sangue, entretanto, é necessário seguir as exigências do Ministério da Saúde (MS), cujos principais pré-requisitos são ter idade entre 16 a 69 anos, peso igual ou superior a 50kg e portar um documento de identificação oficial e original com foto. Também é indispensável comparecer ao posto de doação usando máscara e, caso seja menor de 18 anos, o voluntário tem que estar acompanhado do responsável legal, que deve portar um documento de identificação oficial.

 

No caso dos impeditivos para doar sangue, a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes, ressalta que o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. "Também existem as impossibilidades momentâneas, a exemplo do candidato que colocou piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, que fica impedido pelo período de um ano, contado a partir da data do procedimento", destaca.

 

 A gerente do Hemoal orienta, ainda, que o voluntário deve ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação, e não pode ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento, além de evitar o consumo de alimentos gordurosos. "No caso das mulheres, a doação é liberada, desde que não estejam grávidas ou amamentando e, para repetir o procedimento, é estipulado um intervalo mínimo de três meses; no caso dos homens, o ato pode ser repetido a cada dois meses", explica.

 

Novo Coronavírus

 

Caso o voluntário tenha sido infectado pelo novo coronavírus, o impedimento de doar sangue ocorre pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Já a pessoa que teve apenas contato com uma pessoa infectada e nos sete dias subsequentes não apresentou sintomas da Covid-19, a doação pode ocorrer normalmente.

 

O candidato à doação que se vacinou contra a Covid-19 deve respeitar um intervalo de 48 horas, caso o imunizante recebido tenha sido a CoronaVac. O intervalo sobe para sete dias se o voluntário recebeu as vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen.