24/01/2023 10:33 | Cultura

IMPERDÍVEL

Rostos, traços e histórias na exposição “reencontro” em cartaz na galeria de artes do Deodoro

Mostra vai reunir 65 artistas na Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro


Exposição reunirá 65 artistas alagoanos que ficaram um período ausentes por causa da pandemia

Ascom Diteal


Paulo Canuto

O que seria da humanidade sem a arte? Como disse Nietzsche, “temos a arte para não morrer ou enlouquecer perante a verdade”. E foi assim que a Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro fechou e abriu o ano, com arte, na exposição “Meu mundo é o papel”, de Agélio Novaes, que se encerrou no último dia 15. E sem parar para respirar, uma nova mostra está pronta.

Trata-se da exposição “Reencontro”, que será aberta na próxima terça-feira, 24, às 19h e fica aberta até o dia 28 de fevereiro. A abertura vai contar com a presença dos artistas e a apresentação musical  do grupo “Som do Mar Acústico".

Será a reunião de 65 expositores alagoanos que ficaram um período ausentes por causa da pandemia e o isolamento por conta da Covid-19 gerou a inspiração do “reencontro”, a curadoria da exposição é de Viviani Duarte e Manu Constant.



Sandra Menezes, diretora-presidente da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, Diteal, conta da alegria de receber tantos artistas numa mesma exposição. “Vai ser uma coisa linda de se ver, tantos artistas e suas obras, com suas particularidades, histórias, todos reunidos neste espaço que respira arte nesta exposição que vem com esse propósito do reencontro, da união, da pluralidade que só a arte pode nos proporcionar”, destaca Sandra.

“Esse grupo de artistas, guerreiros de uma luta do desconhecido, dos medos, das perdas, vinham numa trajetória de itinerância, com a exposição ‘urbanidade’, antes da pandemia, e agora, voltamos com essa mostra, que traz 65 artistas, com histórias e trajetórias distintas, gerando esse coletivo, com pinturas, desenhos, gravuras, ilustrações, fotografias, esculturas ,instalações.  São artistas iniciantes e também já renomados, se comunicando, numa arte democrática, nessa mostra”, explica Viviani Duarte.


Parte dessa exposição já ocupou dois lugares bastante conhecidos do público alagoano: primeiro, o Centro Cultural Arte Pajuçara, contando com 30 artistas, depois partindo para o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), agregando mais 10 expositores e, agora, 65 no total, para ocupar os dois pisos da galeria.

“É muito satisfatório para a Galeria de Artes Visuais do Teatro Deodoro iniciar o exercício de 2023 com a exposição ‘Reencontro’, que prestigia a criação de 65 artistas visuais e se revela como um ato de ousadia e imenso poder em agregar, trazendo artistas com diversas técnicas e histórias”, diz o gerente artístico-cultural da Diteal, Alexandre Holanda, ao completar:  “De iniciantes que buscam oportunidades para dar visibilidade para sua arte a veteranos consagrados, de amadores a profissionais, e também pela credibilidade das curadoras reafirmada quando conseguem trazer para um importante equipamento artístico público, toda essa diversidade criativa, é certamente um acontecimento no cenário local, a exposição se mostra vitoriosa por corresponder ao que se propõem fazendo acontecer o exercício do encontro outra vez, e mais do o que ela realiza em si, o que poderá reverberar através dela”, finaliza Holanda.

E para aqueles que não puderem prestigiar a abertura da exposição, a mostra vai ficar aberta até o dia 28 de fevereiro e para escolas e grupos que desejam agendar uma visita guiada basta enviar um e-mail para escolasditeal@gmail.com ou entrar em contato pelo WhatsApp (82) 98884-6885.

Serviço:

O que é: Exposição “Reencontro”

Abertura: 24 de Janeiro - 19h

Visitação: 24 de janeiro a 28 de fevereiro

Onde: Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro

Entrada: Gratuita