20/04/2023 15:42 | Segurança

Ronda no Bairro fortalece prevenção da violência nas escolas

Atuação no ambiente escolar já é uma rotina das equipes operacionais e sociais do programa coordenado pela Seprev


Vitor Beltrão / Ascom Seprev]


Victor Brasil / Ascom Seprev

O Ronda no Bairro, programa coordenado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), desenvolve atividades de prevenção à violência nas escolas e seus entornos desde que foi lançado em 2018. Para garantir mais tranquilidade na rotina de pais, alunos e professores das áreas de atuação em Maceió (Centro, Orla, Benedito Bentes e Jacintinho), a iniciativa foi fortalecida nesta quinta-feira (20).


A gerente do Ronda no Bairro, Ten. PM Camila Albuquerque, acompanhou as equipes. Ela destacou que este trabalho já é uma rotina, tanto por parte dos agentes de proximidade, quanto dos técnicos de Mobilização e Articulação Social.“Em todos os nossos territórios, já atuamos junto à comunidade escolar. Seja com patrulhas nas redondezas, seja em atividades pedagógicas e de prevenção, por meio de palestras sobre os mais variados temas”, enfatizou a tenente.


O fortalecimento destas atividades se deu em consonância com as operações e ações realizadas pelo Governo de Alagoas, que intensificou o cronograma de prevenção e segurança nas escolas nos últimos dias. “Nosso objetivo, hoje, é fazer com que a tranquilidade seja restabelecida. Essa atividade será contínua e nosso contato com alunos, pais e professores será cada vez mais próximos”, destacou a gestora.


Para a diretora da Escola Estadual Theotônio Vilela Brandão, Rosângela Correia Ferreira, a presença do Ronda no Bairro traz mais tranquilidade e segurança para os estudantes e para os familiares. “Estamos muito felizes com essa atuação do programa. Isso tem garantido, sobretudo para os pais, que nossa escola está protegida e sem riscos”, disse Rosangela.


Além das escolas públicas, as equipes visitaram também, algumas escolas particulares nos territórios de atuação do programa. A diretora administrativa de uma escola no bairro da Jatiúca, Raquel Toledo, destacou a importância da atuação do Ronda no campo social.


“Essa presença dos psicólogos e assistentes sociais, por meio das visitas ou palestras, é de extrema importância e será somada ao cronograma que já desenvolvemos para tratar das questões socioemocionais dos nossos estudantes”, salientou a diretora Raquel, ao falar que muitos têm problemas relacionados à saúde mental, como depressão e ansiedade.


Para o secretário da Seprev, Kelmann Vieira, garantir a segurança, a prevenção da violência, e a normalidade nas atividades da comunidade escolar é uma prioridade para o Governo de Alagoas. “Estamos unindo esforços e, sob determinação do nosso governador, tocando nossas ações. Vamos ampliar e cuidar de todas as escolas, públicas ou privadas. O foco é garantir a paz e a atenção com nossas crianças e adolescentes”, disse.