24/11/2022 12:45 | Segurança

Ronda no Bairro é tema de TCC na Academia de Polícia Militar de Alagoas

Trabalho apresentado esta semana buscou avaliar a percepção dos colaboradores do PRB quanto à dinâmica interna de operações

Ascom Ronda no Bairro


Victor Lima / Ascom Ronda no Bairro

Todos os dias, as equipes operacionais e psicossociais do Programa Ronda no Bairro (PRB) estão nas ruas promovendo segurança, prevenção à violência e apoio para a sociedade nos quatro territórios de atuação (Centro, Orla, Jacintinho e Benedito Bentes) em Maceió.

 

A filosofia de proximidade segue conquistando os alagoanos e foi o ponto de partida para um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado na quarta-feira (23), no encerramento de uma das turmas do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, da Academia da Polícia Militar de Alagoas, no Trapiche.

 

Com o título "Programa Ronda no Bairro: qualidade dos serviços prestados sob a ótica de seus integrantes", a capitã Renata de Moura procurou avaliar a percepção dos agentes sobre a dinâmica operacional. O interesse surgiu ao compartilhar a rotina com colaboradores do PRB, pontualmente, em operações conjuntas, uma vez que o Programa trabalha em parceria com os demais órgãos de segurança.

 

“Os serviços operacionais que acompanho no centro da cidade, na orla, foram a grande inspiração, além das ações sociais. O Ronda tem esse trabalho de proximidade com a sociedade, vê de perto as preocupações sociais das pessoas. Quando estou no meu trabalho na Força Tarefa, seja na orla ou no Jacintinho, também percebo que o Programa tem uma ajuda recíproca, uma parceria com outras instituições, o que me despertou para entender melhor o clima interno”, conta a oficial da PM.

O resultado reforçou a impressão que Renata tem sobre o Programa. Por meio de um formulário online e com a colaboração do gerente do Ronda, capitão Jasiel Andrade, ela conseguiu opiniões dos 150 colaboradores administrativos. Na avaliação sobre a dinâmica interna de operações, ela obteve os seguintes números:

- 42% avaliaram como excelente a dinâmica de operações do PRB;,

- 40% pontuaram que a dinâmica é ótima;

- 10% disseram que a dinâmica é boa; e

- 8% como regular ou péssimo

 

Segundo o capitão Andrade, que foi orientador do trabalho, o apontamento é positivo, mas, também, enfatiza a necessidade de que toda a equipe do Programa Ronda no Bairro continue prestando um serviço focado na excelência.

 

“O TCC demonstra que o Programa tem sido visto positivamente tanto pela sociedade quanto pela própria instituição. Apesar da resistência que houve no começo por parte de algumas entidades públicas e privadas, o Ronda mostra diariamente que existe para servir a população, da melhor forma possível. Um trabalho como este fortalece o programa, ao tempo e que aumenta a responsabilidade. Vejo isso como positivo para manter a qualidade do serviço que levamos às comunidades atendidas”, conclui o gerente do Ronda.

 

O trabalho da capitã foi aprovado pela banca examinadora da Academia da Polícia Militar de Alagoas com louvor.