06/06/2022 14:31 | Meio Ambiente

Rios continuam com níveis elevados por causa das chuvas e há risco de transbordamento

A previsão é de tempo instável com chuvas, intercaladas com tempo seco, de acordo com boletim da Semarh


Agência Alagoas / Ascom Semarh

O monitoramento hidrometerológico da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) prevê tempo instável com chuvas, intercaladas com períodos de tempo seco, nesta segunda-feira (6), em todo o Estado de Alagoas. Por causa das chuvas que atingiram o Estado nas últimas semanas, o nível dos rios permanece elevado em vários municípios.

O rio Paraíba atingiu a cota de atenção nos municípios de Paulo Jacinto e Atalaia nas primeiras horas desta segunda-feira. A tendência das próximas horas é de elevação, com risco de transbordamento nos municípios de Paulo Jacinto, Viçosa, Capela e Atalaia.  Os níveis das lagoas Mundaú e Manguaba se mantêm estáveis, abaixo das respectivas cotas de transbordamento.

Os rios São Miguel e Coruripe seguem elevados, com pontos de transbordamento e mantêm a tendência de elevação em razão das chuvas que ocorrem na bacia. Os rios Jequiá e Conduípe seguem elevados, com pontos de transbordamento nos municípios de Jequiá da Praia e Feliz Deserto.

As condições atmosféricas sobre a Região Nordeste do Brasil permanecem favoráveis à ocorrência de pancadas de chuvas de intensidade moderada, podendo registrar acumulados significativos em pontos isolados do litoral (atenção especial a metade norte) e Zona Mata (atenção especial ao norte da região) durante esta segunda-feira. Essa chuva poderá ser acompanhada de rajadas de vento sul de intensidade moderada em alguns momentos.

A continuidade das chuvas mantém o risco de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, transbordo de pequenos rios e risco de deslizamentos em áreas de encostas. A previsão do tempo nas outras regiões ambientais do Estado de Alagoas é de chuvas isoladas intercalando com períodos de tempo seco.

A previsão de tempo, juntamente com o monitoramento dos níveis dos rios, pode ser consultada pelo site da Semarh, nos links:

http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao

http:/www.semarh.al.gov.br/boletim-hidrologico