13/07/2022 10:57 | Segurança

Ressocialização e IBGE firmam parceria para Censo em unidades prisionais

Encontro entre os dois órgãos traçou alinhamento de ações


Ascom Seris

assunto foi tema de pauta na audiência do secretário Executivo de Gestão Interna da Seris, Cel. Henrique do Carmo, com o chefe da Unidade estadual do IBGE em Alagoas, Alcides Jeronimo de Almeida Tenório Júnior


Ascom Seris

A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), responsável pela administração penitenciária de Alagoas, e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vão estabelecer cronograma de atividades em conjunto para a realização do Censo no ambiente das unidades prisionais.

O assunto foi tema de pauta na audiência do secretário Executivo de Gestão Interna da Seris, Cel. Henrique do Carmo, com o chefe da Unidade estadual do IBGE em Alagoas, Alcides Jeronimo de Almeida Tenório Júnior.

De acordo com o secretário Executivo, que no encontro representou o titular da pasta, o secretário de Ressocialização, Cel. Marcos Sérgio de Freitas, a reunião serviu para iniciar o alinhamento de ações para a parte do Censo referente à população das chamadas pessoas privadas de liberdade (PPLs), o contingente dos recolhidos às unidades prisionais.

Na maioria, o levantamento será feito com base nos prontuários dos apenados, mas, em algumas, as equipes do IBGE farão a pesquisa com as entrevistas presenciais.

Ainda assim, o trabalho implicará em providências, tanto pelos responsáveis pelo Censo, quanto pelas autoridades responsáveis pela administração penitenciária.

Para estas últimas, as medidas incluem a disponibilização dos prontuários, definição dos acessos e os protocolos de segurança.

O Censo começa, em todo o Brasil, no próximo dia 1º de agosto e levará três meses.

Após reunião, Alcides Tenório Júnior destacou a importância do encontro que traçou detalhes sobre o trabalho dos recenseadores no sistema prisional, programado para começar em setembro.

“Até pela forma como acontece, é preciso um aparato diferenciado, mas a verdade é que o Censo nos presídios é tratado como já tratamos no caso dos domicílios coletivos (estabelecimentos destinados a prestar serviços de hospedagem – hotéis, pensões e similares). Por isso nosso agendamento aqui foi importante para tirarmos as dúvidas”, ressaltou.

Em 2010, último censo realizado no país, as unidades prisionais de Alagoas foram visitadas pelos recenseadores do IBGE, que naquele ano estiveram em 67,6 milhões de domicílios nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros.