18/03/2022 15:26 | Agricultura

Renan Filho faz em Arapiraca a entrega do maior pacote de incentivos à agricultura familiar de AL


Márcio Ferreira


Severino Carvalho, Pollyana Almeida e Letícia Pascoalino

Um grande evento realizado na manhã desta sexta-feira (18) no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca, marcou o lançamento da 2ª Edição do Programa Planta Alagoas, o fornecimento de 100 kits de irrigação e a entrega de veículos e máquinas do programa Fortalece Alagoas a 12 municípios. A solenidade contou com a participação do governador Renan Filho. 

Ele afirmou que a ação desta sexta-feira representa o maior conjunto de incentivos à agricultura familiar de Alagoas. 


"Esse é o nosso lado: o lado de quem produz, de quem melhora a distribuição de renda e de quem se preocupa com o desenvolvimento econômico e humano de Alagoas. E a área mais capaz de fazer essa transformação social é a agricultura familiar", destacou Renan Filho. 

Foram beneficiados com a entrega de máquinas e veículos do Fortalece Alagoas os municípios de Igaci, Taquarana, Anadia, Tanque D'arca, Belém, Maribondo, Campo Grande, São Brás, Traipu, Olho D'água Grande, Girau do Ponciano e Belo Monte. 


Segundo a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), responsável pelo Fortalece Alagoas, o programa do Governo do Estado já beneficiou 80 municípios alagoanos com a entrega de mais de 400 veículos e máquinas. 

"Estamos entregando, aqui hoje, motoniveladoras, tratores, caminhões para transporte de alimentos; caminhões-pipa e também ônibus escolares para fortalecer o transporte do filho do homem do campo para a escola. Trata-se, portanto, de um trabalho amplo, muito amplo", acrescentou o governador. 

Planta Alagoas 

Esse ano, o Planta Alagoas conta com o investimento de R$ 20 milhões – recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep) - que vão auxiliar na produção e renda de 70 mil famílias alagoanas. 


No total, os 102 municípios de Alagoas vão receber cerca de 1.500 toneladas de grãos de milho, sorgo, feijão e arroz e, entre elas, sementes crioulas, solicitadas por comunidades, movimentos sociais e cooperativas. 

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag), Givaldo Teles, lembrou que no último dia 7 de março, o governador recebeu toda a diretoria da instituição no Palácio República dos Palmares, onde atendeu a pauta de reivindicação apresentada pela entidade. A Fetag foi uma das beneficiadas com a entrega dos programas governamentais. 

"Naquele momento, o governador nos garantiu que hoje, dia 18, receberíamos esses equipamentos, o que de fato aconteceu. Foram quatro tratores, três caminhões-pipa e três retroescavadeiras. Isso é muito importante para o homem e a mulher do campo", citou Teles, também agradecendo pela entrega das sementes. 

"Amanhã é Dia de São José e a esperança do agricultor se renova porque começa a chover do Agreste ao Sertão do Estado. O agricultor, portanto, tem a certeza que vai receber a semente para o plantio agrícola; amanhã ele a bota no chão, essa semente vai brotar e os alimentos vão surgir para melhorar a qualidade de vida do homem e da mulher do campo", disse o presidente da Fetag. 

Irrigação 

Ao lado do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, e demais gestores municipais, Renan Filho e o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Maykon Beltrão, entregaram kits de irrigação para famílias de agricultores, por meio de um investimento de R$ 21,1 milhões. 

Nesta primeira etapa, 100 kits foram distribuídos aos pequenos produtores que vivem da agricultura no município de Arapiraca e região do Agreste. 

"Essea kits de irrigação vão auxiliar a agricultura familiar. São três tipos diferentes: kits para 500 m2, para 1000m2 e também para um hectare. Também já está em andamento uma licitação para a compra de mais kits de irrigação que serão distribuídos para a agricultura familiar", informou o secretário da Agricultura. 

Compromisso 

Além de prefeitos de municípios da região, a solenidade reuniu deputados, secretários de Estado, vereadores e lideranças de entidades ligadas à agricultura familiar e a movimentos sociais que lutam pela reforma agrária. 

"Estou aqui acompanhado do deputado estadual Paulo Dantas, que comunga com os mesmos pensamentos que eu com relação a esse setor. Nós teremos vários compromissos a assumir em 2022, mas o principal compromisso é com a agricultura familiar, com os movimentos sociais e os movimentos de base para que a gente faça essa transformação em Alagoas acontecer, mas vindo de baixo para cima, porque não há transformação de cima para baixo numa sociedade. A transformação tem que começar pela base, gerando renda, oportunidades e educação para o filho do homem do campo", declarou Renan Filho.