23/03/2023 12:14 | Saúde

ATENDIMENTO DE QUALIDADE

Reforma do ambulatório da Santa Mônica aperfeiçoa atendimento de gestantes de alto risco no Estado

Governador Paulo Dantas e o reitor da Uncisal, Henrique Costa, entregam melhorias da unidade de referência no aniversário de 59 anos da maternidade

Marco Antonio / Agência Alagoas

Fábia Assumpção/ Agencia Alagoas

O governador Paulo Dantas inaugurou, na manhã desta quinta-feira (23), a reforma do Ambulatório Professor Mariano Teixeira, da Maternidade Escola Santa Mônica, que comemora 59 anos de existência. Ao lado do reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Henrique Costa, Paulo Dantas destacou que o Ambulatório da Santa Mônica é uma unidade de referência para mulheres gestantes de alto risco de todo o Estado. "Estamos felizes de estar aqui ao lado do reitor da Uncisal e do secretário de Saúde,  todos trabalhando juntos para proporcionar um serviço de saúde de qualidade para toda população alagoana", destacou o governador.

Paulo Dantas acentuou a importância  dos investimentos do governo no ensino superior, a exemplo da Uncisal, que, além da reforma do ambulatório da Santa Mônica, recentemente teve entregue uma ampla reforma do seu prédio no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió. "Estamos num processo de desapropriação de uma área muito grande para ampliação da sede da Uncisal no Trapiche", antecipou o governador, salientando que a formação de novos profissionais de saúde será fundamental na implantação do Programa Mais Médicos em Alagoas. "Com certeza, contaremos com o apoio do presidente Lula para o sucesso desse programa em Alagoas".

A melhoria do atendimento às gestantes e crianças com fatores de alto risco, segundo Paulo Dantas, soma-se a outras ações do governo à primeira infância,  que estão sendo executadas pela Secretaria Extraordinária da Primeira Infância (Secria). "Só vamos proporcionar pleno desenvolvimento ao Estado se nós investirmos mais em creches e outras ações voltadas a nossas crianças, fase fundamental para o desenvolvimento delas", completou o governador.

Unidade de referência

A obra de reforma do Ambulatório Prof. Mariano Teixeira foi executada com recursos do tesouro estadual, por meio da Uncisal e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no montante de R$ 600 mil. O serviço ambulatorial é referência em Alagoas para acolhimento e assistência as gestantes com fator de risco e acompanhamento dos recém-nascidos na maternidade até  o primeiro ano de vida. Somente em 2022, foram realizados mais de 16 mil procedimentos, entre consultas e exames voltados para esse público.

Para o reitor da Uncisal, Henrique Costa, a entrega do ambulatório faz parte da série de reformas da Universidade, que tem por objetivo aliar a qualidade da educação em saúde superior do Estado aos serviços de assistência disponibilizados à população. “O ambulatório tem uma importância muito grande pelos serviços realizados e merecia uma estrutura com mais conforto para as mulheres e os bebês que são atendidos, além dos profissionais que trabalham no local. Estamos felizes com o resultado dessa reforma, que também faz parte das melhorias que estão sendo executadas”, disse o reitor.

De acordo com a coordenadora do ambulatório, Ivone Tavares, a unidade realiza cerca de 1.900 atendimentos por  mês, entre gestantes e bebês identificados com fator de alto risco. Durante o período da reforma do ambulatório, que durou oito meses, a unidade funcionou em um espaço cedido na Caixa Beneficente da Polícia Militar. "Queremos agradecer a Polícia Militar por esse acolhimento, mas a partir desta sexta-feira (24) voltaremos a fazer o atendimento em nossa casa, que está bem estruturada", festejou Ivone, salientando que o atendimento no ambulatório não é realizado por demanda espontânea, mas por agendamento feito nas unidades básicas de saúde quando identificado que a gestante apresenta algum fator de risco.

O ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas e conta com uma equipe de 65 profissionais entre médicos, enfermeiros e atendentes, oferecendo  especialidades como cardiologia, neuropediatria e pneumopediatria", informou. "Como a Maternidade Santa Mônica é um Hospital-Escola, temos também estudantes e residentes de Medicina da Uncisal que fazem atendimento de ginecologia e obstetrícia", acrescentou Ivone.

Gestante de alto risco

A supervisora-geral da Maternidade-Escola Santa Mônica, Elisângela Sanches, explicou que o serviço disponibilizado no ambulatório compõe a rede estadual de atenção materno-infantil, por se tratar de uma unidade de referência para gestantes e recém-nascidos de alto risco. “Quando a gestante é identificada como alto risco pela atenção primária e encaminhada em momento oportuno para o pré-natal de alto risco. Esse acompanhamento é feito pela equipe multiprofissional especializada do nosso ambulatório e reduz os indicadores de morte materno-infantil em Alagoas, conforme os objetivos de desenvolvimento sustentável”, explicou Elisângela Sanches.

Além da assistência especializada às gestantes de alto risco e atendimento ginecológico, também está no ambulatório o Centro de Referência em Triagem Neonatal de Alagoas – Casa do Pezinho.

O secretário de Estado da Saúde, destacou a importância do Centro do Pezinho que é responsável pelo acompanhamento de crianças de todo Estado identificadas com algumas doenças, identificadas no teste do pezinho, como a fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase que são acompanhadas por uma equipe multiprofissional da maternidade. "Essa unidade é  a única do Estado que faz atendimento de doenças raras e de alto custo", acrescentou o secretário.

Solenidade contou com a presença da secretária nacional de Igualdade Racial, do governo Lula, Yeda Leal, além de deputados estaduais ,  secretários de Estado e servidores da Sesau e Uncisal.