03/06/2022 14:59 | SegurançaEducação

Reeducando do sistema prisional ilustra livro produzido pela Edufal

Livro aborda a educação para as pessoas privadas de liberdade e conta com capa idealizada dentro de uma unidade prisional

Lançamento foi nessa quinta-feira (2), na Edufal, situada no Campus A. C. Simões, em Maceió.

Janaína Marques

“Educação em contextos de privação e restrição de liberdade: abordagens e ações interdisciplinares” é o título do livro produzido da parceria entre a Universidade Federal de Alagoas e a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris). A obra relata o contexto da educação para as pessoas privadas de liberdade, caso das internas em unidades sob responsabilidade da Secretaria, autoridade da administração carcerária de Alagoas.

O lançamento foi nessa quinta-feira (2), na Edufal, situada no Campus A. C. Simões, em Maceió. O evento reuniu representantes da Universidade e do sistema prisional alagoano, que colaboraram ativamente na construção da obra, como policiais penais e professores da Escola Estadual Paulo Jorge, unidade educacional de referência para prestar atividades pedagógicas a apenados do sistema.

O exemplar também contou com a participação do reeducando David Rocha Cavalcanti, que ilustrou a capa da obra. O talento do custodiado atravessou as grades e agora compõe a capa do livro, organizado pelas professoras da Universidade Federal de Alagoas, Conceição Valença e Elaine Pimentel.

A habilidade para a pintura foi descoberta quando David teve acesso às ferramentas necessárias para desenvolver o seu dom através do trabalho realizado pela Gerência de Educação, Produção e Laborterapia (GEPL) da Seris, que busca promover o acesso à educação e ao trabalho para os privados de liberdade.

A professora Elaine Pimentel, uma das organizadoras do exemplar, explicou como se deu a escolha do autor da capa. “A escolha do reeducando David para ilustrar a capa do livro considerou a ideia de buscar alguém que pudesse retratar bem o conteúdo da obra”, enfatizou Elaine.

Já a professora Conceição Valença agradeceu a colaboração de todos os envolvidos na publicação. “Estamos aqui reunidos para mostrar um pouco desta obra que reuniu vários autores, tanto atuantes no sistema penitenciário, como nas cadeiras da Universidade”, afirmou.

A gerente de Educação, Produção e Laborterapia da SERIS, policial penal Cinthya Moreno, falou da alegria de constatar o fruto do trabalho desenvolvido na área ressocialização sendo colhido na forma de um livro. “Para nós, policiais penais, ver o resultado de um trabalho consistente dando frutos é muito gratificante e incentiva a continuar o que está sendo já desenvolvido”, frisou a gerente.

O livro já está disponível e pode ser adquirido na livraria da Edufal, situado na Ufal.