08/02/2022 08:08 | Educação

Rede pública estadual inicia ano letivo com crescimento de 30% no número de matriculados

Mais de 180 mil alunos irão frequentar a rede de ensino do Estado; secretário Rafael Brito acompanhou o primeiro dia de aula e conversou com os alunos sobre o Cartão Escola 10


Jonathan Lins


Thiago Tarelli

O ano letivo de 2022 na rede estadual de ensino teve início, na segunda-feira (07), com mais de 180 mil alunos matriculados. O número é cerca de 30% maior do que o registrado no início do ano passado, quando pouco mais de 140 mil estudantes estavam inscritos. Os dados são da Superintendência da Rede Estadual de Ensino (Sure) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e refletem os números das 310 escolas estaduais espalhadas por todo o estado.

À frente da pasta, o secretário Rafael Brito esteve acompanhando o primeiro dia letivo do ano em três escolas da capital, atestando o cumprimento dos protocolos sanitários e tirando as dúvidas dos alunos sobre o Cartão Escola 10. Ele atribuiu o aumento na procura pela rede pública ao sucesso dos programas e investimentos feitos recentemente na educação pública de Alagoas.

“Com a determinação e o empenho do governador Renan Filho, nós fizemos o maior investimento em educação pública da história de Alagoas. Foram mais de 1 bilhão de reais investidos em mais de dez programas que promovem melhorias em todas as áreas: infraestrutura, alimentação escolar, transporte, construção de novas escolas, novas creches e o maior programa de combate à evasão escolar, o Cartão Escola 10”, explica Rafael Brito.

Ainda de acordo com o secretário, o programa que beneficia diretamente os alunos com a concessão de bolsas mediante frequência, comprovante vacinal completo e conclusão do ensino médio é o grande protagonista nesse trabalho de resgate de alunos para o ensino público estadual. “O cartão escola 10 é o maior programa de combate à evasão do país e tem devolvido os alunos ao lugar que eles pertencem: a escola. Agora, o programa vem com uma novidade para o ano letivo de 2022: também irá contemplar com bolsa retorno de R$ 500 os alunos do Ensino Médio e EJA Médio que estão com esquema vacinal completo, dando ainda mais segurança ao retorno das aulas presenciais”, completa Rafael Brito. 

Calendário Escolar

A Seduc estabeleceu o cronograma de ações para todo o ano letivo de 2022 com base no calendário escolar publicado no Diário Oficial do Estado (DOE/AL) no último dia 26 de janeiro. Todas as Unidades de Ensino iniciaram o ano letivo no mesmo período cumprindo o calendário oficial, respeitando os 200 dias letivos. As férias escolares estão agendadas para o período de 20 de junho a 04 de julho.