16/12/2022 17:09 | Educação

Rede estadual vai ofertar ensino médio noturno no bairro de Ipioca

Vagas são para Escola Estadual Jornalista Raul Lima e pré-matrícula pode ser feita até o dia 20 deste mês


Seduc atende uma demanda antiga da população do bairro, que não contava com turmas noturnas do ensino médio regular

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Ana Paula Lins / Ascom Seduc

O ano letivo 2023 ainda não começou, mas já traz uma novidade: a oferta do ensino médio noturno para a comunidade de Ipioca, no litoral Norte da capital. A notícia foi dada na quinta-feira (15), após reunião entre a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, a superintendente de Rede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Dileusa Costa, e o líder comunitário Jasiel Pontes.

 

Serão ofertadas quatro turmas de 1ª série do Ensino Médio no período da noite, na Escola Estadual Raul Lima. Os interessados já podem fazer a pré-matrícula no site www.matriculaonline.al.gov.br até o dia 20 deste mês.

 

A medida atende a uma demanda antiga de Ipioca e demais comunidades do litoral Norte, uma vez que os jovens tinham que se deslocar para outros bairros da capital e até mesmo para a cidade de Paripueira para darem continuidade aos estudos.

 

“Sempre ofertamos o transporte escolar para nossos alunos, e os atendemos em outras escolas mais próximas da região. Mas, mesmo assim, ainda havia uma demanda muito grande. Por isso, decidimos atender ao pleito da comunidade e ofertar o ensino médio noturno no bairro, o que vai facilitar a vida não só de quem mora em Ipioca, mas, também, em outras comunidades vizinhas, a exemplo de Pescaria, Saúde, Sauaçuhy e Riacho Doce”, explica a secretária Roseane Vasconcelos.

 

O líder comunitário Jasiel Pontes comemora a notícia e lembra que, a partir do ano letivo 2023, os jovens ipioquenses terão uma oportunidade que ele não teve quando adolescente. “Eu, meus amigos, e até mesmo os meus pais tínhamos que nos deslocar para outros bairros de Maceió, mas eles poderão ficar em Ipioca. Atualmente, temos 1.500 jovens estudando em outras escolas e mais de dois mil fora da escola porque não têm como bancar a passagem para outros bairros ou até mesmo Paripueira”, afirmou.

 

Em 2023, teremos 160 vagas para o Ensino Médio, sendo que metade será de alunos da própria Raul Lima, que já migrarão do 9º ano para a 1ª série do médio, sem precisar sair do bairro. “Estamos muito felizes, pois é uma conquista histórica e uma luta antiga da comunidade”, celebra Jasiel Pontes.

 

Atualmente, a Escola Estadual Jornalista Raul Lima conta com 370 alunos matriculados em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino. Já as turmas do ensino médio terão aulas no horário noturno.