15/02/2023 10:46 | Segurança

RESGATE

Rede Acolhe promove palestra sobre tratamento para dependentes químicos em Ouro Branco

Exposição é parte do plano de ação da Superintendência de Políticas Sobre Drogas da Seprev para divulgação dos serviços da rede


Palestra e exposição foram orientadas aos profissionais a várias secretarias do município, conselhos tutelares e servidores da Assembleia Legislativa e do Poder Judiciário

Ascom Seprev


Everton Dimoni/ Ascom Seprev


A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio dos Centros de Acolhimento de Arapiraca e de Santana do Ipanema, promoveu, na terça-feira (14), uma palestra sobre os serviços ofertados pela Rede Acolhe no município de Ouro Branco. A exposição foi orientada aos profissionais das Secretarias Municipais de Assistência Social, da Saúde e da Educação, além de conselhos tutelares do município e servidores da Assembleia Legislativa e do Poder Judiciário.

Segundo o coordenador do Centro de Acolhimento de Arapiraca, Felipe Bispo, ações como esta são fundamentais para propagar o conhecimento acerca dos riscos e consequências do uso abusivo de álcool e outras drogas, além de fortalecer a inclusão e o resgate social da população em situação de dependência.

“Essa preparação é de suma importância para que os profissionais dos municípios saibam quais são os serviços ofertados pela Rede Acolhe e conheçam os critérios para o encaminhamento de pessoas com dependência química. Por meio de ações conjuntas como esta, estamos fortalecendo a rede de apoio e aumentando as possibilidades para que mais pessoas sejam acolhidas e tenham suas vidas transformadas através do tratamento”, afirmou.


Felipe Bispo diz ainda que a palestra de terça-feira faz parte do plano de ação da Superintendência de Políticas Sobre Drogas da Seprev. Ele ressalta que as equipes itinerantes da Rede Acolhe promovem periodicamente buscas ativas em vários municípios do interior, visitas residenciais e ações de conscientização para facilitar o conhecimento do público acerca do programa para tratamento de dependentes químicos do Governo de Alagoas.

“Com isso, estamos aproximando a Rede Acolhe da população e possibilitando o acolhimento, a proteção e o resgate social daqueles que mais precisam”, disse o coordenador.

Minador do Negrão

A equipe da Rede Acolhe de Arapiraca visitou também a cidade de Minador do Negrão, onde apresentou aos técnicos da Saúde, da Assistência Social, da Educação e do Conselho Tutelar os serviços oferecidos pelo Centro de Acolhimento para pessoas com dependência química. Na oportunidade, as equipes itinerantes realizaram uma busca ativa por dependentes químicos em locais estratégicos do município.

Os interessados em receber uma visita das equipes técnicas da Rede Acolhe podem ligar para o número 0800.280.9390 ou se dirigir a um dos Centros de Acolhimento localizados em Maceió, Arapiraca ou Santana do Ipanema.