13/12/2022 11:08 | Turismo

Ranking Decolar: capital alagoana é o destino mais procurado para férias de verão no NE

Resultado positivo deve-se ao intenso trabalho do Governo de Alagoas para a promoção do Estado, em parceria com o trade turístico local


Além de ter uma das mais belas orlas do país, com o trabalho do Governo de Alagoas, Maceió é segura, estruturada e com uma rede hoteleira de categoria internacional

Lucas Meneses / Ascom Sedetur


Cecília Tavares/ Ascom Sedetur

Famosa por suas praias urbanas e piscinas naturais de águas cristalinas, a capital alagoana se destaca mais uma vez e lidera o ranking da empresa Decolar entre os destinos do Nordeste mais procurados para as férias de verão. No levantamento, Maceió ocupa ainda a segunda posição entre os destinos nacionais, atrás apenas do Rio de Janeiro (RJ).

O estudo foi feito com base na procura por hospedagens nacionais para viagens em janeiro de 2023 no site e app da Decolar.  O Nordeste concentra o maior número de destinos no ranking, com sete menções: Maceió (2ª posição), Natal (3ª), Fortaleza (4ª), Porto de Galinhas (7ª), Porto Seguro (8ª), João Pessoa (9ª) e Salvador (10ª). A região Sul também está entre os destinos mais procurados, sendo representada por Foz do Iguaçu em 5º lugar, e Gramado em 6º.

Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Caroline Balbino, o destaque da capital alagoana no ranking da Decolar é resultado do intenso trabalho do Governo de Alagoas para a promoção do estado, em parceria com o trade turístico local. 


“A nossa capital, além de belíssima, é segura, estruturada com uma rede hoteleira de categoria internacional, possui uma gastronomia de qualidade, além de um artesanato genuíno.  Com todos os atrativos que possui, não é de se espantar que Maceió ocupe o primeiro lugar no ranking da Decolar - resultado que é fruto da parceria do Governo de Alagoas com todo o trade turístico, sempre apostando na promoção e estruturação do turismo no estado, garantindo uma experiência completa para o turista que vem nos visitar”, destaca.  

Turismo Seguro

A atividade turística em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.

No total, onze municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional - Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió.

O estado também registra 2.311 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.