Proprietários de veículos podem solicitar isenção do IPVA; saiba quem tem direito
Pedido deve ser feito pelo condutor, seguindo alguns critérios

Donos de veículos podem pedir isenção do pagamento do IPVA
Ascom Sefaz
Matheus Guilherme/ Sefaz
Proprietários de veículos automotores e motocicletas devem fazer o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2022, conforme o calendário divulgado pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) no início deste ano. Porém, em alguns casos, é permitido ao cidadão solicitar a isenção deste imposto.
Para ter direito a esse benefício, é necessário
atender alguns requisitos. Taxistas, mototaxistas e veículos do seguimento de transporte complementar vinculados à Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) podem solicitar a isenção do IPVA, bem como instituições sem fins lucrativos,
como igrejas e partidos políticos, sob a prerrogativa de imunidade, a ser
avaliada pelo Estado.
Além disso, também podem ser isentados do imposto os
veículos automotores conduzidos por pessoas com deficiência (PCD), observando
as condições previstas em regulamento. Veículos fabricados até 31 de dezembro
de 2000 estão automaticamente isentos, em Alagoas, de
acordo com a Lei Nº 7745/2015 que alterou a legislação geral do IPVA, Lei nº
6.555/2004.
“É imprescindível que o interessado siga todos os
passos corretamente para que a isenção dos impostos seja liberada e não haja
exigências posteriores. Vale lembrar que a isenção PCD para o ICMS e IPVA não
se vincula à lista de doenças, e sim às consequências delas decorrentes, como a
limitação da mobilidade física em grau moderado ou grave, para dirigir veículo
normal ou com incapacidade total, indicando condutores”, destaca o gestor do
IPVA em Alagoas, Eugênio Barros.
A solicitação do benefício deve ser feita pelo
proprietário do veículo por meio da atendente virtual da Sefaz-AL, a Nise, pelo
site www.sefaz.al.gov.br ou Telegram
(@nise_sefaz_al_bot). Vale lembrar que, para isso, é necessário seguir o prazo
apresentado pelo calendário de licenciamento e pagamento anual.
Toda documentação necessária para a realização do
pedido está disponível no regulamento apresentado no “Espaço do Contribuinte”, na
opção “IPVA” (www.sefaz.al.gov.br/ipva), dentro da aba
“Documentos”.
Para obter mais informações, o cidadão deve entrar
em contato com a atendente virtual Nise, da Sefaz Alagoas, a qualquer hora do dia
no site ou pelo Telegram. O contribuinte também pode ligar para os telefones
3216-9721 e (82) 98883-7551, em horário comercial.
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