15/07/2021 20:13 | SegurançaGestão e Finanças

Promoções da PM serão publicadas nesta sexta (16), anuncia governador Renan Filho


Arquivo

Márcio Ferreira


Severino Carvalho

O governador Renan Filho anunciou, na tarde desta quinta-feira (15), por meio de transmissão ao vivo do Palácio República dos Palmares, que as promoções da Polícia Militar de Alagoas serão publicadas na edição dessa sexta (16) do Diário Oficial do Estado (DOE). O chefe do Executivo fez o anúncio ao lado do secretário de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça.

Hoje, finalmente, chegou até mim o processo das promoções da Polícia Militar de Alagoas e eu vou assinar; e amanhã as promoções estarão no Diário Oficial do Estado. Concomitantemente, determinei ao comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas (Wellington Bittencourt) que acelere as próximas promoções para que a gente possa dar sequência ao maior ciclo de promoções que o Governo de Alagoas já fez”, disse Renan Filho.

Alfredo Gaspar afirmou que o governador vem cobrando que as promoções ocorram no tempo certo, como uma forma de reconhecimento ao trabalho da tropa. “Também gostaria de fazer um agradecimento porque hoje o Alagoas Previdência corrigiu uma distorção, que é a paridade e integralidade das pensionistas da Polícia Militar”, acrescentou o secretário da Segurança Pública.

Antes da transmissão, o governador se reuniu com o secretário para discutir assuntos relacionados à Segurança Pública, a exemplo da redução dos índices de violência, dos investimentos realizados e da realização de concursos públicos para as polícias Civil, Militar, Penal, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial.

Trata-se de um grande ciclo de concursos que vai dotar a Segurança Pública de mais estrutura. Esses investimentos em segurança e valorização profissional vêm fazendo de Alagoas um dos Estados do Brasil que mais se destacam em redução de violência”, destacou Renan Filho.

A redução nos índices de criminalidade em Alagoas foi, mais uma vez, confirmada pela edição 2021 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Ao observar a série histórica de Mortes Violentas Intencionais entre 2011 e 2020, Alagoas apresenta a maior redução do Nordeste e segunda maior do país, com variação de -51,1%, bem perto do Distrito Federal que teve queda de -51,4%.

O percentual alagoano se torna ainda mais expressivo quando comparado à média nacional (-3,7%) e da região Nordeste, com alta de 3,1%. “Isso não é coisa de um ano, nem de seis meses, nem de investimento pontual: estamos no sétimo ano de muito trabalho e de investimentos capitaneados pelo senhor (governador)”, destacou Alfredo Gaspar.