08/02/2023 13:08 | SegurançaDireitos Humanos

EDUCAÇÃO

Projeto “remição por leitura” recebe mais de 400 livros doados pela Edufal

A doação vai reforçar o acervo de obras literárias disponíveis


No total, 433 exemplares, entre livros e revistas, foram entregues para os representantes da 16ª Vara de Execuções Penais da Seris

Ascom TJAL


Janaina Marques / Ascom Seris

O projeto “Remição por Leitura” recebeu, neste mês de fevereiro, a doação de livros da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No total, 433 exemplares, entre livros e revistas, foram entregues para os representantes da 16ª Vara de Execuções Penais e da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), órgãos responsáveis pela iniciativa.


“Remição por leitura” é um projeto desenvolvido pela parceria entre o Tribunal de Justiça de Alagoas e a Seris, que busca a diminuição da pena por meio da leitura de obras literárias. A cada livro lido são menos quatro dias de pena.


A policial penal e gerente de Educação, Produção e Laborterapia da Seris, Cinthya Moreno,  ressaltou que a doação vem para reforçar o acervo do projeto. “Estamos muito animados com o recebimento desta doação. Ela proporcionará mais opções de leitura para os participantes do projeto, e, consequentemente, mais pessoas beneficiadas”, frisou a gestora.


Já o juiz de Execuções Penais, Alexandre Machado, fez o convite para que mais instituições públicas e privadas façam doações para o projeto. “O livro tem um poder transformador, é um importante instrumento de ressocialização. Neste mês de fevereiro comemoramos o dia do livro, aproveitando esta data, fazemos um convite para que outras instituições também participem do projeto, doando mais livros”, enfatizou o juiz.


O diretor da Edufal, José Ivanilson Barbalho, afirmou que essa foi apenas a primeira doação, que novos exemplares serão entregues. “Ter o prazer de contribuir e fortalecer em um projeto como este, que possibilita o acesso à leitura aos reeducandos do sistema prisional, é uma alegria para nós. Pretendemos continuar sempre contribuindo para esse tipo de iniciativa”, disse


O reeducando Jadson Ribeiro é um dos participantes do projeto. A primeira obra lida por ele foi “A pipa preta”, livro de Cristiane Dantas, que conta a história de um menino chamado Pedro, morador de um morro, no Rio de Janeiro. A obra retrata a realidade vivida por ele naquele local.   Jadson contou que aprendeu algumas lições com a leitura da obra. “Eu levo de lição da leitura do livro que nem sempre as coisas acontecem do jeito que esperamos, mas que não podemos desanimar e sim, seguir em frente”, concluiu.


Além dos livros doados pela Edufal, o projeto também conta com doações feitas pelos cumpridores de medidas alternativas. Segundo determinação da Vara de Execuções Penais, as penas pecuniárias, que são penas pagas por meio de medida alternativa à prisão, nos casos de crimes de menor potencial ofensivo, por meio do pagamento em dinheiro,  o valor devido são revertidos em compra de livros para o projeto, reforçando ainda mais o acervo. No total, mais de dois mil livros já foram entregues com o pagamento de medidas alternativas.


Atualmente, o projeto “Remição por Leitura” já conta com cerca de 150 participantes. Já participam do projeto os reeducandos da Penitenciária de Segurança Máxima, presídio feminino Santa Luzia e Presídio Militar. A previsão é que ainda neste mês de fevereiro o projeto seja ampliado para o Presídio do Agreste. A meta é que até o final do ano todas as unidades prisionais alagoanas estejam participando.